Balanços da semana

Gol suspende uso do modelo 737 MAX 8 da Boeing

A Gol suspendeu as operações do 737 MAX 8 da Boeing após um avião do mesmo modelo sofrer um acidente na Etiópia, no último domingo.

O anunciou ocorreu nesta segunda-feira (11). A Gol possui sete aeronaves Boeing 737 MAX 8 que operam em voos para os Estados Unidos, América do Sul e Caribe. A suspensão começa a valer às 20h desta segunda. Pilotos que estavam escalados para pilotar o 737 MAX 8 foram transferidos para outras aeronaves. Além disso, a Gol cancelou a venda de passagens de voos que usaria o modelo. Os passageiros deveram ser realocados em outras aeronaves

Saiba mais: Gol vai adquirir 133 aviões Boeing 737 Max 8, o mesmo que caiu na Etiópia

“A central também permanece à disposição pelo telefone 0800 704 0465. A empresa continuará operando os destinos internacionais de longo curso com os aviões Boeing 737 NG, sem previsão de cancelamento na malha”, informou a companhia aérea.

Mais cedo, o Procon de São Paulo determinou que a companhia aérea Gol “suspenda imediatamente” as operações de todos os sete aviões Boeing 737 MAX 8 de sua frota. De acordo com o órgão, o motivo da suspensão é a “ocorrência de acidentes de perfil semelhantes em curto espaço de tempo”.

No último domingo (10) um Boeing 737 MAX 8 caiu perto da cidade de Bishoftu, na Etiópia, matando 157 pessoas. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Saiba mais – Boeing: ações despencam 13% após queda de avião na Etiópia

Em outubro de 2018 outro acidente com o mesmo modelo de avião vitimou 189 pessoas. A aeronave pertencia à empresa Lion Air e tinha três meses de uso. As investigações ainda não conseguiram apurar a causa da tragédia.

Suspensão em outros países

Autoridades de aviação da China e da Indonésia ordenaram que as companhias suspendessem a utilização dos aviões Boeing 737 Max 8 após o acidente na Etiópia. Além disso, a empresa aérea Ethiopian Airlines e a Cayman Airways (das Ilhas Cayman) também interromperam a utilização desse modelo.

Saiba mais: Após queda, China e Indonésia proíbem voos do Boeing 737 Max 8

De acordo com a Boeing, 350 aeronaves 737 Max 8 estão em operação em 50 aéreas do mundo. A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac) informou que acompanha as investigações. O órgão regulador também emitiu um relatório de avalização operacional próprio para avaliar as condições técnicas e operacionais desse modelo

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião