Gol (GOLL4) suspende guidance e diminui salários de diretores em 40%

A Gol (GOLL4) anunciou nesta terça-feira que o seu guidance para este ano e para 2021 foi suspenso devido as incertezas causadas pelo impacto do coronavírus (Covid-19) em seus negócios. Além das projeções, a aérea informou que cortará o salário de membros da diretoria em 40%.

Assim como as outras aéreas, a Gol tem sofrido com a queda na oferta de voos devido as restrições de viagens.

A companhia destacou em seu comunicado que deverá manter a maior parte de sua frota em terra durante este mês e maio. Já no final de março, cerca de 120 aviões da Gol não operaram.

“Black Friday” na B3 | Saiba como usar o fator Coronavírus a seu favor tendo acesso aos melhores investimentos do mercado

A aérea teve queda de 20,4% na oferta de voos domésticos e viu a demanda cair 27,4% em março. A oferta de voos internacionais também caiu, para 31,7%. A demanda também ficou em baixa, de 42,9%, em relação ao mesmo período de 2019.

Ao todo, no primeiro trimestre, a Gol transportou 8,4 milhões de clientes, resultado 6,7 menor do que o do mesmo trimestre de 2019. A taxa de ocupação foi de 79,1%, uma queda de 2,4% em relação aos três primeiros meses de 2019.

A Gol informou na segunda-feira (6) que estava tratando com o Governo Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) alternativas de financiamento. A empresa já teve impostos e taxas suspensos para o segundo trimestre.

Redução de malha aérea doméstica da Gol

No dia 16 de março, a Gol anunciou o corte de voos domésticos em 50% a 60% e voos internacionais em 90% a 95%. Desde o dia 28 de maço, a malha aérea doméstica foi reformulada, em uma alteração que representou uma diminuição de 92%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Além disso, a GOL confirmou, por meio de um fato relevante, a interrupção total dos voos internacionais. Foram mantidos 50 voos diários entre o Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos (GRU) e as demais 26 capitais do Brasil.

Veja também: Azul (AZUL4) tem queda de 24% no tráfego de passageiros em março

A aérea informou também que sua oferta de serviços será ajustada conforme a demanda específica das capitais, podendo realizar voos extras de acordo com a necessidade para destinos regionais e internacionais.

Quanto às alterações nas passagens já compradas, durante esse período de contenção da pandemia, a Gol afirmou ter flexibilizado as regras e os procedimentos para as mudanças.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião