Gol notifica Smiles sobre reajuste de preços de passagens e milhas

A Gol (GOLL4) notificou formalmente a Smiles (SMLS3) nesta sexta-feira (21) sobre sua intenção de reajustar preços das passagens padrão e milhas entre as duas empresas. A companhia aérea justificou a decisão na base de variações na taxa de ocupação média dos voos.

Saiba mais: Gol e Smiles não têm acordo em negociações de reestruturação societária 

“A Smiles analisará os fundamentos do pedido apresentado pela Gol e iniciará o processo de atualização e cálculo dos valores dos preços das passagens padrão e milhas”, informou a Smiles.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A administradora de programas de fidelidade explicou que, uma vez concluída a atualização, eventuais reajustes serão submetidos à aprovação de um comitê independente e a seu conselho de administração.

Negociações infrutíferas

Na última quarta-feira (19), a Gol tinha anunciado que não tinha alcançado um acordo com a Smiles. O comitê de negociação não conseguiu finalizar o processo de fusão, iniciado há cinco meses. Por isso as negociações foram encerradas.

Saiba mais: Smiles cai 5% sem acordo com Gol; Natura avança com incentivo fiscal 

O objetivo da companhia aérea de unir as duas empresas foi anunciado pela primeira vez em outubro do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-1.png

“Após cinco meses de estudos e negociações envolvendo a Gol e o Comitê Independente da Smiles Fidelidade S.A., não foi atingido um acordo quanto aos termos para implementação da reestruturação societária proposta”, afirmou a Gol em nota.

Declarações das empresas

No entanto, a Gol explicou que o fim das negociações entre as empresas sobre a reestruturação não altera a decisão da companhia de não renovar com a Smiles o contrato operacional e o contrato de prestação de serviços de back office. O contrato vence em 2023.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/f0df5fd1-curso-valuation-e-precificacao.png

“A Gol esclarece, ainda, que as suas expectativas operacionais e financeiras não são afetadas e, portanto, permanecem inalteradas pelo encerramento das negociações, dado que nenhum dos benefícios operacionais e financeiros esperados da reorganização societária foi implementado no seu plano de negócios”, confirma a companhia aérea.

Por sua vez, a administradora de programas de fidelidades informou em comunicado que “está trabalhando na revisão de seu planejamento estratégico de forma a refletir a decisão da Gol de não renovar o contrato operacional e o atual cenário competitivo da indústria em que a Smiles atua”.

Saiba mais: Cade preocupa-se com distribuição dos slots de Congonhas da Avianca

A Smiles ainda salientou que o novo planejamento estratégico será levado ao conselho de administração para avaliação e após isso o novo plano sera apresentado ao mercado.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião