GOL (GOOL4) anuncia redução de 70% dos voos por coronavírus

A GOL (GOOL4) reduzirá sua capacidade total de aproximadamente 60-70% até meados de junho por causa do coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (16) em fato relevante.

No documento, a GOL salientou que essa  redução será de 50 a 60% no mercado doméstico e uma redução de 90 a 95% no mercado internacional.

O presidente da companhia Paulo Kakinoff afirmou: “nas últimas semanas, o Covid-19 se tornou uma prioridade para governos e empresas em todo o mundo. Diante disso, estamos trabalhando muito para apoiar as pessoas, as comunidades e os negócios que dependem de nós como líderes de responsabilidade, clareza e compromisso”.

O executivo salientou que a!lém de compartilhar as ações adotadas, estamos nos colocando à inteira disposição para auxiliar as autoridades brasileiras no atendimento às necessidades da população”

Saiba mais: Gol (GOLL4) anula plano de reorganização societária da Smiles (SMLS3)

A companhia aérea está monitorando ativamente as buscas por passagens e tendências de venda, assim como a dinâmica de empresas aéreas em geral.

Em fevereiro, os impactos causados pelo coronavírus tiveram pouco efeito. Por isso, não foi necessário que ajustassem seu nível de serviço aos clientes.

Entretanto, os impactos que a doença causou nesses últimos dias foi bem maior e significativo. Houve uma queda na procura em todo o mercado de viagens aéreas no Brasil.

Para GOL, corte é resultado de mudança na demanda

Até agora a empresa não havia cancelado vôos domésticos, mas após reavaliação a GOL avaliou como necessário uma adequação em sua malha aérea. Contudo sem interromper seus serviços para qualquer destino dentro no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O vice-presidente de vendas e marketing da companhia, Eduardo Bernardes, salientou: “ajustar nossos voos para refletir a mudança na demanda dos Clientes é sensato, prudente e consistente com nosso posicionamento de líder de mercado”.

Em nota, a companhia aérea acrescentou que a GOL está pronta para ajustar sua oferta de voos de maneira ágil e racional, até que os níveis de demanda de clientes voltem à normalidade.

Saiba mais: Oportunidades únicas surgiram com a queda na bolsa! Aproveite e acesse agora nossos relatórios para assinantes.

O vice-presidente financeiro, Richard Lark, afirmou: “Essa estratégia nos guiará pelas próximas semanas”. “Como empresa aérea brasileira, estamos preparados e agiremos de forma decisiva, o que é da nossa própria natureza. Esses ajustes são importantes para manter o equilíbrio do mercado, para que a GOL possa, após esse período de volatilidade, retomar sua trajetória de crescimento”.

Empresas de turismo são as mais afetadas com coronavírus

Desde o dia 24, quando a crise de coronavírus começou a se agravar, as companhias do setor de turismo viram seus papéis despencarem na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

Dentre as mais afetadas estão: a Smiles On (SMLS3), -34,88%; a Azul-PN (AZUL4), -30,23%; a CVC Brasil ON (CVCB3), -27,88%, e a GOL PN (GOLL4),-26,05.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião