Gol (GOLL4): Funcionários aprovam programas coletivos de trabalho

A Gol (GOLL4) anunciou, na noite da última quinta-feira (4), acordos coletivos de trabalho que englobam três pontos: diminuição de 50% no salário dos colaboradores, redução da jornada de trabalho e o programa de demissão voluntária (PDV).

Os funcionários que não quiserem aderir aos programas voluntários, terão dois programas de redução compulsória de jornada e salário, que irão vigorar até o ano que vem.

“Ressaltamos ainda que a contrapartida dos acordos é a garantia de emprego, ficando vedada qualquer demissão sem justa causa durante o período de vigência”, diz o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A Gol destacou que estas medidas podem servir de exemplo para outras empresas do setor aéreo. Os programas abrangem:

  • 926 comandantes;
  • 964 copilotos;
  • 3.262 comissários de bordo da aérea.

Os programas de demissão voluntária e de aposentadoria poderão ser aderidos até o dia 15 de junho. Os programas compulsórios serão aplicados a todos funcionários que não aderirem aos voluntários.

Em nota, o vice-presidente de Operações da Gol, Celso Ferrer, agradeceu pela colaboração na decisão sobre as medidas. “Agradecemos aos nossos Colaboradores que participaram dessa votação e por estarem junto com a Companhia neste momento tão delicado e também ao Sindicato Nacional dos Aeronautas, que se mostrou totalmente empenhado na busca das melhores soluções”, afirmou Ferrer.

Gol anunciou expansão da malha aérea para este mês

A Gol anunciou, no dia 20 de maio, que expandiria sua malha no mês de junho. Desse modo, serão 100 voos diários; um aumento de 47% da frota atual, que teve média de 68 voos por dia em maio.

A capacidade da companhia aérea é 86% menor quando comparado com o mesmo período no ano passado. Além disso, a Gol informou que a partir de 10 de junho volta a voar em algumas regiões que não está operando devido a pandemia de coronavírus.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião