Gol (GOLL4) e Boeing fecham acordo sobre aeronave 737 Max

A Gol (GOLL4) comunicou na última terça-feira (14) que realizou um acordo com a Boeing sobre compensação, pedidos e pagamento de aeronaves 737 Max. Com o cancelamento de pedidos dessas aeronaves, que já possuem histórico de acidentes e falhas de funcionamento, a aérea brasileira irá se readequar ao atual momento de seu mercado, que conta com uma queda considerável da demanda devido a pandemia de coronavírus (Covid-19).

“Enquanto os detalhes do acordo são confidenciais, ele é composto por compensação em dinheiro e o cancelamento de 34 pedidos, reduzindo os pedidos firmes remanescentes da companhia para aeronaves 737 Max de 129 para 95 e elevando a flexibilidade para atender as necessidades futuras de frota da Gol”, informou o documento da companhia.

A demanda da Gol despencou em março por conta de novas medidas de restrições do governo em relação a viagens nacionais, internacionais e à circulação de pessoas. A aérea, entretanto, afirma que tem flexibilidade para impor requisitos dinâmicos de frota, que podem ajudar no equilíbrio de oferta e demanda.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Vale destacar que a Gol teve suas operações prejudicadas no ano passado por conta da paralisação da frota de 737 Max, que aconteceu devido ao pedido de agências reguladoras nacionais e internacionais. O modelo 737 Max também começou a não ser entregue a Gol devido a duas quedas de aeronaves, o que “impactou o crescimento e o plano de renovação da frota”.

Suspensão de guidance da Gol para 2020 e 2021

A Gol anunciou, no dia 7 de abril, que o seu guidance para este ano e para 2021 foi suspenso devido as incertezas causadas pelo impacto do coronavírus (Covid-19) em seus negócios. Além das projeções, a aérea informou que iria cortar o salário de membros da diretoria em 40%.

A companhia destacou em seu comunicado que deverá manter a maior parte de sua frota em terra durante este mês e maio. Já no final de março, cerca de 120 aviões da Gol não operaram.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião