GM propõe suspensão dos contratos de trabalho com redução dos salários

A General Motors propôs, no último sábado (4), a suspensão dos contratos de trabalho com redução dos salários no complexo de São José dos Campos (SP).

A decisão foi tomada de acordo com a Medida Provisória (MP) 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e age sobre medidas trabalhistas durante o estado de calamidade pública. A resolução da GM aconteceu após quatro rodadas de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Saiba mais: MP trabalhista que permite redução de salários entra em vigor

A proposta final será submetida à votação eletrônica dos trabalhadores e se aprovada irá atingir cerca de 90% dos funcionários do complexo industrial da companhia. A data para a votação será divulgada nos próximos dias.

A planta da fábrica da GM possui quase 3.800 funcionários, com a medida apenas 100 permanecerão no complexo e não serão afetados pela decisão. Enquanto, outros 42 trabalhadores ficarão sob regime de home office.

Nas discussões, o Sindicato defendeu a estabilidade no emprego pelo período de um ano e o regime de layoff – quando há suspensão do contrato de trabalho para reduzir o efetivo evitando demissões – sem redução salarial. No entanto,  a companhia não aceitou as condições.

“A MP 936 está muito aquém do que os trabalhadores precisam, e mais atrapalha do que ajuda. A GM não tem por que cortar salários, mas foi irredutível na mesa de negociação. Como o sindicato é uma entidade que segue a democracia operária, vai submeter a proposta à decisão dos trabalhadores. Eles decidirão se aceitam ou não a proposta”, declarou o vice-presidente do Sindicato, Renato Almeida.

GM concede férias coletivas no Brasil e na Argentina

A liberação dos funcionários é necessária neste momento como medida de segurança para prevenção contra a disseminação do novo coronavírus. A montadora concedeu férias coletivas de trabalho de 14 dias a todos colaboradores de suas unidades no Brasil e na Argentina.

Saiba mais: GM concede férias coletivas para funcionários no Brasil e na Argentina

Os funcionários das fábricas brasileiras continuam em férias coletivas, que devem acabar no próximo dia 12. No Brasil, os empregados entraram no regime no último dia 30, enquanto na Argentina a medida passou a valer a partir do dia 16 de março.

A GM emprega 19 mil colaboradores na América do Sul. É importante destacar que a empresa também decidiu por adiar o plano de investimentos no valor de R$ 10 bilhões. “A demanda está caindo e vai cair mais”, disse Zarlenga sobre a procura por veículos nas últimas semanas, de acordo com o jornal “Valor Econômico”.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião