George Soros é eleito pessoa do ano de 2018 pelo Financial Times

O jornal britânico Financial Times elegeu o bilionário e filantropo húngaro-americano George Soros como pessoa do ano 2018. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19).

Na visão do Financial Times, Soros representa os valores democráticos. “Ele [Soros] é o exemplo da defesa da democracia liberal e de uma sociedade aberta. Estas são ideias que triunfaram na Guerra Fria. Hoje, estão sendo ameaçadas por todos os lados, da Rússia de Vladimir Putin aos EUA de Trump”, diz.

Saiba mais: Fed aumenta pela quarta vez neste ano a taxa básica de juros

Além disso, o jornal destaca a situação política atual para justificar a escolha. “As forças do nacionalismo e do populismo atacam a ordem democrática liberal que ele [Soros] incansavelmente defendeu”.

Em 2018, “o homem uma vez descrito como o único indivíduo com uma política exterior deve se confrontar com a ascensão de homens fortes ao redor do globo. E com uma reação perversa para deslegitimá-lo”, escreve o jornal.

Ademais, a publicação ressalta que a escolha da pessoa do ano reflete a sua contribuição para a sociedade e os valores que ela representa.

Por mais de três décadas, diz o jornal, Soros usou a filantropia para combater autoritarismo, racismo e intolerância. “Ele atraiu a ira de regimes autoritários e, cada vez mais, de populistas e nacionalistas que continuam a ganhar terreno”, completa o Financial Times.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião