General Motors suspende pagamento de dividendos

A General Motors (GM), informou nessa segunda-feira (27), através de um comunicado, que suspenderá o pagamento de dividendos e seu programa de recompra de ações. As medidas foram adotadas por causa dos impactos do novo coronavírus (covid-19).

Os dividendos, assim como o programa de recompra, tem a finalidade de beneficiar aqueles que possuem ações da empresa. Além disso, a General Motors estendeu para três anos, até abril de 2022, uma linha de crédito de US$ 3,6 bilhões (cerca de R$ 20,4 bilhões).

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Em relação ao cenário atual e aos planos aplicados, a diretora financeira da GM, Dhivya Suryadevara, salientou: “continuamos melhorando nossa liquidez para ajudar (a empresa) a enfrentar as incertezas criadas no mercado global por essa pandemia”.

Vendas da General Motors caem no 1T20

Assim como todo mercado, a GM também foi afetada pelas turbulências que a nova doença vem causando pelo mundo. No primeiro trimestre de 2020, as vendas de veículos novos da companhia caíram cerca de 7%, devido as medidas de isolamento social impostas pelo governo americano.

No acumulado do ano, as ações do grupo americano apresentaram uma queda de 42%, visto que em março, as produções nas fábricas foram suspensas.

No Brasil, no início de abril, a companhia propôs a suspensão dos contratos de trabalho, bem como a redução dos salários, para os funcionários do complexo de São José dos Campos (SP).

A decisão foi tomada de acordo com a Medida Provisória (MP) 936, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e age sobre medidas trabalhistas durante o estado de calamidade pública. A resolução da GM aconteceu após quatro rodadas de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Saiba mais: Tesla supera pela 1ª vez valor de mercado de GM e Ford juntas

A planta da fábrica da General Motors possui quase 3.800 funcionários, com a medida apenas 100 permaneceriam no complexo e não seriam afetados pela decisão. Enquanto, outros 42 trabalhadores ficariam sob regime de home office.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião