Daimler e Geely fecham joint venture para o desenvolvimento de Smart elétrico

A alemã Daimler concluiu uma joint venture de US$ 777 milhões com a Zhejiang Geely Holding Group, uma das principais montadoras do setor privado da China. O objetivo da parceria é lançar seu primeiro veículo elétrico em 2022.

A parceria entre Geely e Daimler visa reanimar o desenvolvimento dos famosos veículos compactos Smart, da montadora alemã.

O investimento será divido igualmente entre a Geely e a Mercedes-Benz, subsidiária da Daimler, de acordo com o comunicado oficial divulgado na última quarta-feira (8).

O CEO da Geely, Li Shufu, afirmou que sua empresa trabalhará com a Mercedes-Benz para fazer com que a Smart se torne a líder em “veículos urbanos premium, elétricos e conectados”. Segundo o executivo, a marca “Smart tem um valor único e influência global, que cresceu e se tornou líder em mobilidade urbana”.

A província de Zhejiang, na China, onde está situada a Geely, abrigará a sede mundial da Smart. Todas as operações internacionais da Smart serão controladas pela nova companhia. Além disso, a joint venture será responsável pela pesquisa e desenvolvimento da marca, além da manufatura. Os centros de distribuição serão levantados na China e na Alemanha.

O Conselho de Administração será composto por seis diretores, três de cada empresa. Posteriormente, um executivo da Geely será o executivo-chefe (CEO).

Em 2018, foi revelado que uma empresa de investimento conectada a Li investiu aproximadamente US$ 9 bilhões na participação de quase 10% na Daimler. A Geely pode estar interessada na tecnologia alemã, incluindo baterias e direção autônoma.

Histórico

A Geely foi fundada em 1986, fabricando componentes para geladeiras e outros aparelhos. Após isso, a empresa mudou para o ramo de motocicletas e depois para carros, em 1997.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Nos três trimestres até setembro de 2019, a Geely ficou em sexto lugar no mercado chinês de veículos de passageiros, com uma participação de cerca de 7%, segundo a empresa britânica de pesquisas LMC Automotive.

A Smart começou a ser fabricada em 1994, em uma parceria com a relojoeira Swatch. A unidade inaugurou seu minicarro de dois passageiros em forma de ovo no Salão Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, em 1997, surpreendendo o planeta à época.

No entanto, como a Daimler observou que as vendas diminuíram nos últimos anos, a Smart vai encontrando outros rumos, como fabricante de veículos elétricos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião