Gastos dos consumidores sobem 0,5% em outubro nos EUA

O Departamento do Comércio dos EUA divulgou nesta quarta-feira (25) dados com ajustes sazonais apontando que os gastos dos consumidores no país tiveram uma alta de 0,5% em outubro ante setembro. O resultado veio acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam acréscimo de 0,3%. Enquanto a renda pessoal caiu 0,7% no período, recuo maior do que a estimativa, que era de baixa de 0,1%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Além disso, a pesquisa também revelou que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed), ficou estável em outubro ante setembro.

O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também ficou estável no período, o resultado foi semelhante ao previsto pelos analistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Na comparação anual, o PCE e seu núcleo tiveram altas de 1,2% e 1,4%, respectivamente, no mês passado.

 Gastos dos consumidores superam expectativa em setembro nos EUA

O Departamento de Comércio dos EUA divulgou no dia 30 de outubro um relatório revelando que os gastos dos consumidores, que respondem a mais de dois terços da economia do país, subiram 1,4% em setembro após ganho de 1% em agosto.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

De acordo com o relatório, os gastos dos consumidores dos EUA tiveram um aumento maior que o previsto para o período, entretanto, para o próximo trimestre, esses gastos podem ser reduzidos em razão do fim dos benefícios do auxílio-desemprego para milhões de norte-americanos e um ressurgimento nos casos de coronavírus (Covid-19).

Além disso, no mês passado, a inflação permaneceu baixa, o que permitiria ao Federal Reserve (Fed) manter os juros próximos a zero por um período, com a finalidade de apoiar a recuperação econômica em função da crise da Covid-19, à medida que o estímulo perde força, segundo o relatório.

Entretanto, os gastos dos consumidores se mantiveram abaixo do nível do início de 2020, contidos principalmente pela queda de vendas de serviços como viagens aéreas e hospedagem em hotéis. Os dados foram adicionados ao relatório do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA para o terceiro trimestre, que mostrou uma recuperação da economia.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião