Garde aposta em ações e vê Brasil crescer 2,5% em 2020

Para entregar resultados com preservação de capital -premissa da gestora Garde, o CEO Marcelo Giufrida prevê utilizar uma estratégia onde dará mais espaço para as ações listadas na B3 em seu portfólio.

Com R$ 4,4 bilhões sob gestão, a aposta da Garde, portanto, é na renda variável. “A nossa avaliação é que, no momento, as ações ainda não refletem bem o cenário e estão negociadas a preços atrativos”, disse Giufrida.

Para o CEO, a ausência do investidor estrangeiro da bolsa ajuda no desconto. “O que  também contribui para essa aparente defasagem das ações é a ausência do investidor estrangeiro”, completou.

A Garde conta, ao todo, com três fundos: multimercado, previdência e ações long biased, sendo os últimos dois bem recentes. Para acelerar os resultados, a gestora aposta em um crescimento ousado, mais otimista que o resto do mercado.

“Enquanto o mercado acredita em um crescimento do PIB em 2% para o ano que vem, a gente acha que cresce 2,5%”, afirmou

Confira a entrevista exclusiva do CEO da Garde, Marcelo Giufrida, ao SUNO Notícias:

-Qual a diferença entre seus principais produtos?
O principal é o nosso fundo multimercado. Ele é um produto com opção de retorno diferenciado, combinado com uma preservação de capital. Hoje ele tem R$ 4,3 bilhões aproximadamente e é um fundo com fundos de pensão, cliente private, plataformas de investimento, fundos de fundos, offices e, inclusive, alguns bancos têm fundos espelhos com o nosso.

Temos também um composto de ações, que busca superar o índice de ações. O desafio é o gestor selecionar as melhores e ele pode ficar temporariamente com mais ou menos ações na carteira visando administrar o momento mais adequado.

Então se ele acha que a bolsa vai subir ele pode ficar mais exposto, caso ele avalie que a bolsa vai cair, ele pode ficar menos exposto, tentando superar o índice tendo um pouco de caixa quando necessário.

Já ano passado nós ampliamos a oferta, com um fundo de previdência, muito parecido com o primeiro, porém é estruturado naquele formato de produtos de previdência, destinado a investimento de planos VGBL e PGBL. É um fundo que compartilha as mesmas estratégias do Dartagnan e também está presente em diversas plataformas de investimento, mas é vinculado a seguradoras. Então é através delas que o cliente investe no produto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/02/Banner-BODB11-1420x240-Semana-Tematica-Suno.jpg

-Quais os perfis dos clientes da Garde?
O produto mais antigo é um público multimercado e, dentro desse multimercado, a parte de equity é muito relevante, que representa praticamente um terço de todo o volume.

Indicadores mostram que o Brasil deve crescer menos de 1%. Como vocês vêem essa recuperação e qual é a perspectiva de vocês para o cenário?
A nossa avaliação é, em resumo, construtiva. Evidentemente nós temos bastante ruídos, especialmente da parte política, mas eu considero que levando em conta que temos uma grande agenda e uma pauta legislativa bem completa, que envolve discussão de temas de grande profundidade que envolve a Previdência e vai entrar na questão tributária, rigidez do orçamento, reforma administrativa, vamos entrar em questões de privatizações, monopólios na economia. É uma agenda bem extensa e que gerasse bastante debate no Congresso.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi muito feliz em colocar que dentro da Câmara nenhum projeto sai do jeito que entrou. Então tem alterações e essa visão é correta e o governo tem sido muito pragmático neste sentido.

Obviamente também gera bastante ruído o formato do governo, que não é um governo de coalização, então, nele, a negociação de cada pauta é mais caso a caso. Quando você olha uma perspectiva mais de longo prazo, a próprio governo Bolsonaro tem avançado nessa pauta de reformas da economia e esses passos são cumulativos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-1.jpg

Houve a primeira surpresa dos agentes que a economia estava em uma situação pior do que se imaginava, diria que foram feitos diversos erros até 2015 que colocaram a gente em uma recessão muito profunda, um desemprego muito alto e um desarranjo muito grande. O período de detox está sendo mais longo e os resultados estão demorando a aparecer.

Mas, como falei, como é um processo cumulativo, a gente já começa a colher um pouco dos frutos desse processo. O mais visível é a questão da taxa de juros e, com o Brasil tendo uma das maiores dívidas entre os países emergentes e uma tradição de juros altos, a confiança dos investidores tem feito com que o Brasil tenha a taxa de juros mais baixa da história recente.

Isso é muito bom porque esse é um efeito positivo com a redução do custo da dívida, melhoria do custo de capital e efeitos secundários em várias direções, como a melhora da atratividade dos produtos dos mercados de capitais, investidores se movimentarem em busca de produtos mais inteligentes e atrativos. Naturalmente trazer mais riscos, mas é compreensível que o investidor ficasse mais acomodado em produtos relacionados a Selic pois ele tinha alta atratividade, bons retornos e liquidez muito grande.

Outros impactos tem demorado um pouco mais, principalmente em questão do crescimento, a avaliação da Garde é que, enquanto o mercado acredita em um crescimento do PIB em 2% para o ano que vem, a gente acha que cresce 2,5%.

-Vocês estão com uma visão otimista em relação ao mercado, correto?
Nós somos uma das poucas casas que cogitaram a Selic a 4%, que hoje virou mais provável, então a gente acha que esse fator que tem acontecido é uma grande combinação da redução de taxa de juros estrutural, positiva pois o risco Brasil caiu e o governo vai, com a soma dos esforços, colocar em ordem a parte fiscal, combinado com um componente ruim que é a fraqueza da economia que permite que o BC reforce os juros de curto prazo baixíssimo.

Mas isso é justamente o remédio que você usa para atacar o problema, já que na parte fiscal há pouco a se fazer agora. Não fizemos poupança na época boa, todos os entes da federação se comprometeram com gastos obrigatórios na época da abundância e agora que a gente tem escassez não tem reserva para nada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Noticias-Materia_-Desktop-1000x325-1-1.png

A nossa avaliação é de que a gente está, talvez, esteja no ponto de reversão da economia. Parece que agosto foi o pior mês e em setembro já temos indicadores mais favoráveis.

-Vocês acham que a agenda de reformas vai continuar avançando?
A tendência é de aprovação, não vai ser 100% do que o governo quer, o quanto isso vai ser aprovado e quando é um trabalho de convencimento político, de uso de todo o aparato que o governo tem para fazer mover sua agenda.

-Sobre o cenário internacional, como vocês analisam uma possível desaceleração global e a guerra comercial entre China e EUA?
A guerra comercial é negativa, não acho que uma negociação pontual que possa ser anunciada nos próximos dias remova esse pano de fundo ruim que existe. Acho que a agenda de enfrentamento é mais geopolítica do que só econômica, portanto não acho que tenha uma solução simples ou rápida.

Ao mesmo tempo, a boa notícia é que há um espaço, tanto nos EUA quanto na Europa, para tomar medidas contracíclicas, de cortar juros na Europa, o Draghi [Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu] está saindo mas deixa um legado encaminhado que vai ajudar os países europeus, com juros ultra baixos, para fazer um pouco de gasto fiscal que pode ajudar a retomar o crescimento e a China não é de hoje que tem usado esses instrumentos para ajudar a economia.

É mais um cenário de uma economia menos dinâmica, mas não vemos uma parada súbita no curto prazo. Para o Brasil, não é um cenário ideal, pois estamos sempre a um tweet de um problema, por outro lado, com essa liquidez abundante e juros baixos, isso para o Brasil é um cenário até positivo na média.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/d393bcd4-ebook-como-analisar-uma-ação.png

-Dentro desse cenário, qual a estratégia da Garde para obter um melhor rendimento em seus fundos?
Temos feito uma rotação. Durante o primeiro semestre, até agora, o mercado de juros foi o mercado onde ficou mais visível essa melhoria do cenário macro brasileiro e a gente conseguiu remunerar bem os novos fundos através de estratégias no mercado de juros. Hoje o mercado de ações está se ressentindo um pouco da ausência do investidor estrangeiro então poderia estar com uma melhor rentabilidade ajustada ao risco. A renda fixa também teve um bom desempenho, até mais consistente que o mercado de variável pois o de variável teve problemas vindos de fora.

A nossa avaliação é que, no momento, a bolsa comece a assumir o momento de liderança em relação aos investimentos e que, com os juros caindo, as ações ainda não refletem bem o cenário e estão negociadas a preços atrativos. Também contribui para essa aparente defasagem das ações as ofertas a ausência do investidor estrangeiro, então é o investidor brasileiro que está absorvendo essas emissões de ações, sejam primárias ou secundárias.

Acontece que quem tem ações, ele quer comprar novas, mas não aumentar a exposição, então ele vende as ações que tem para comprar novas da oferta e acaba gerando pressões em papéis mais líquidos até que as ofertas sejam absorvidas. Quando isso acontecia no passado, com presença maior dos estrangeiros, havia uma demanda maior.

 

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião