Macron: Acordo de UE e Mercosul depende de Bolsonaro

Acordo entre União Europeia (UE) e Mercosul depende da posição de Bolsonaro, segundo o presidente da França Emmanuel Macron.

A declaração, foi dada nesta quinta-feira (29), pouco antes das reuniões da cúpula do G20.

Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia, fazem negociação com três bases:

  1. Diálogo político;
  2. Cooperação;
  3. Livre-comércio.

Mas após declaração dada em entrevista coletiva, o presidente da França Emmanuel Macron, mostrou que seu apoio ao acordo depende da opinião de Bolsonaro em relação ao Acordo Climático de Paris.

Ao lado do presidente da Argentina, Maurício Macri, o presidente da França deu a seguinte declaração:

“Não podemos pedir aos agricultores e trabalhadores franceses que mudem seus hábitos de produção para liderar a transição ecológica e assinar acordos comerciais com países que não fazem o mesmo. Queremos acordos equilibrados”

Mas em nenhum momento fez citações as declarações de Bolsonaro, que eram contrárias ao Acordo de Paris.

Saiba mais: Merkel fará encontros com Putin, Trump e Macri, no G20

Macron disse também que pretende avançar nas negociações com a Argentina. Por outro lado, ele diz ter dúvidas sobre o governo de Bolsonaro.

O presidente francês ainda falou sobre a criação de um fórum econômico bilateral entre França e Argentina. Desta forma, as empresas de médio porte teriam maior possibilidade de cruzar investimentos nas áreas de inovação e turismo.

Além disso, ele ressaltou o apoio francês em relação ao empréstimo pedido pelo governo argentino, após grave crise. O empréstimo pedido foi de US$ 57 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Em relação ao G20, Macron diz ter boa relação com o presidente dos EUA, Donald Trump. Segundo ele, se assemelham em temas como segurança e luta contra o terrorismo. Em contrapartida, o presidente da França apontou diferenças nas áreas de clima e comércio.
Junto com Macron, já estão na capital Argentina para reunião da Cúpula do G20:
  • Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman;
  • Primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong.
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião