Fundos imobiliários suspendem pagamento de dividendos por coronavírus

Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), alguns fundos imobiliários de shoppings centers estão anunciando a suspensão do pagamento de dividendos. A medida reflete os impactos econômicos causados pelo fechamento do comércio como forma de conter a propagação da doença.

O XP Malls (XPML11) é um dos fundos imobiliários que anunciou que não distribuirá rendimentos mensais até que se tenha maior visibilidade em relação aos impactos da pandemia nos resultados de seus shoppings.

“Vale mencionar que esta medida visa proteger o patrimônio do Fundo, uma vez que, neste momento, é difícil estimar o tamanho do impacto negativo no resultado do Fundo nos próximos meses”, informou a XP por meio de um fato relevante.

A empresa informou que poderá distribuir os rendimentos de uma única vez no final no semestre, dependendo do desempenho de seu portfólio nos próximos meses.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Além disso, a Rio Bravo Investimentos também anunciou que não pagará os dividendos do mês de março do Grand Plaza Shopping (ABCP11) e do Shopping Pátio Higienópolis (SHPH11).

De acordo com um fato relevante divulgado pela Rio Bravo, as receitas destes fundos são oriundas dos aluguéis pagos pelos lojistas, pelo estacionamento e pelo merchandising. Portanto, os ganhos estão sendo diretamente impactados pelo fechamento do comércio. No entanto, a gestora salientou que 95% do resultado semestral do fundo será distribuído mesmo com a crise.

Por outro lado, o Vinci Shopping Centers (VISC11), que também divulgou um fato relevante sobre o pagamento de rendimentos durante a crise, informou que possui um valor em caixa que fará com que os recursos continuem sendo pagos aos cotistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

“O fundo dispõe de um resultado acumulado não-distribuído, que, somado ao caixa do mês de março (referente ao resultado de fevereiro), constituirá uma reserva que poderá ser utilizada para a distribuição de rendimentos no momento mais agudo da crise”, informa o comunicado divulgado pelo Vinci.

O que são fundos imobiliários?

Os fundos imobiliários são um tipo de investimento de renda variável. Ao aplicar nesta categoria, os investidores fazem um aporte em imóveis já existentes ou em construção, comprando uma cota e tendo direito a rendimentos oriundos desses ativos. Além disso, é possível investir em dívidas emitidas para financiar a construção ou a aquisição de outros imóveis.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião