Grana na conta

Fundo de previdência canadense investe no café brasileiro

O Conselho de Investimentos da Previdência do Setor Público do Canadá (PSP), que atua em diversos países de todo mundo, resolveu adquirir uma participação minoritária no GMT (Grupp Montesanto Tavares),  holding que participa de todas as etapas de cultivo e tecnologia envolvendo café. A empresa vende grãos de alta qualidade para a empresa norte-americana Starbucks.

O fundo investiu cerca R$ 1,5 bilhões . A GMT já esta utilizando o dinheiro para pagar dívidas atrasadas e aumentar o capital de giro.

A empresa controla as empresas de exportação Atlantica Coffe, Cafebras e a importadora que opera nos EUA e Europa, Ally Coffe.

40% da produção de café da GMT é composta por grãos de alta qualidade e este é considerável diferencial da holding.

A injeção aplicada pelo fundo canadense fez os donos da GMT  planejarem um aumento de cinco vezes a produção total de sacas de café nos próximos 10 anos, chegando a 500.000 por ano.

O PSP faz investimentos para planos de previdência das Forças Armadas, Real Polícia Montada do Canadá e serviço público canadense e  tinha um total de US$ 118 bilhões em ativos líquidos no início de 2018

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião