Balanços da semana

Fundadores do Instagram deixam Facebook, meses após fundador do Whatsapp

Em maio, o cofundador do Whatsapp, Jan Koum, deixou sua posição no conselho do Facebook por preocupações com a forma de a empresa lidar com os dados de seus usuários, levando o New York Times a declarar que estava na hora de abandonar o aplicativo. Agora é a vez dos fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, que também deixam a companhia.

Os dois pediram demissão na última segunda-feira, citando divergências com o Facebook, em um cenário semelhante ao da saída de Koum. Systrom, 34, diretor executivo, e Krieger, 32, diretor de tecnologia, lançaram um comunicado em que dizem agradecerem pelos últimos oito anos no Instagram e seis com a equipe do Facebook, e alegam que saem para “ter tempo livre para explorar a curiosidade e a criatividade.”

O discurso é mais brando que o do fundador do Whatsapp, que explicitou na época que se incomodava com a relação do Facebook com dados e privacidade de seus usuários. O Wall Street Journal, no entanto, noticiou que Krieger e Systrom “estavam em conflito nos últimos meses sobre a questão da autonomia do Instagram, em particular porque os executivos do Facebook, incluindo Mark Zuckerberg, estavam estimulando o Instagram a ampliar rapidamente o número de usuários do aplicativo”.

“Kevin e Mike são líderes de produto extraordinários e o Instagram reflete a combinação de seus talentos criativos. Aprendi muito trabalhando com eles nos últimos seis anos e aproveitei muito”, tuítou Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião