Fortnite: criadora diz que Apple está restringindo acesso a softwares

Em uma escalada da tensão no mercado de aplicativos móveis, a Epic Games, criadora do Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, disse que a Apple (NASDAQ: AAPL) a ameaçou de bloqueá-la na criação de softwares para o sistema operacional da companhia, o iOS.

A Epic Games solicitou a um juiz federal, na última segunda-feira (17), que suspendesse a ordem da Apple para o fechamento das contas da desenvolvedora junto à empresa — a gigante da tecnologia afirma que a Epic violou os termos da App Store. A fundadora do Fortnite disse que isso poderia causar danos “não quantificáveis e irreparáveis” para seus negócios.

A companhia também é fundadora do Unreal Engine, software utilizado por milhões de desenvolvedores em todo o mundo para criar efeitos especiais para jogos, televisão e filmes, entre outros tipos de conteúdo digital. Caso a Epic seja banida das plataformas da Apple, usuários de seus principais produtos ficariam sem atualizações dos mesmos, impactando os negócios da desenvolvedora.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A Apple está atacando todo o negócio da Epic em áreas não relacionadas”, afirmou a empresa no processo judicial da última segunda-feira. Os conflitos revelam a instabilidade da relação entre as empresas que compõem um mercado que gira US$ 120 bilhões anuais, e que, segundo analistas, pode ser impactado por situações similares.

Em nota, a Apple disse que a “App Store foi projetada para ser um lugar seguro e confiável para os usuários”, pontuando que a Epic tem sido um dos desenvolvedores de maior sucesso da plataforma, “crescendo um negócio multibilionário que atinge milhões de clientes” da gigante da tecnologia.

“O problema que a Epic criou para si mesma pode ser facilmente resolvido se eles enviarem uma atualização de seu aplicativo que o reverta para cumprir as diretrizes acordadas e que se aplicam a todos os desenvolvedores”, disse a empresa sediada na Califórnia. “Não abriremos exceção para a Epic porque não achamos certo colocar seus interesses comerciais à frente das diretrizes que protegem nossos clientes.”

Fortnite é banido de App Store e Google Play

O Fortnite, que possui mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, foi banido da App Store da Google Play na última quinta-feira (13), após a Epic lançar uma nova forma de realizar transações dentro do jogo. Tradicionalmente, todas as compras realizadas dentro dos aplicativos são taxadas em 30% pelas plataformas.

No entanto, e criadora do Fortnite desenvolveu uma forma de vender V-Bucks, a moeda interna do battle royale, diretamente aos usuários, com descontos de até 20% de forma permanente.

“Eles se beneficiariam de nosso ecossistema por uma década e aceitaram os termos de uso. Ficamos felizes que tenham construído um negócio de sucesso na App Store. Suas iniciativas, entretanto, não alteram as nossas, que visam manter a segurança para todos os usuários. De qualquer forma, queremos auxiliar na resolução desse conflito e trazer Fortnite novamente à nossa loja”, informou a Apple na última semana.

Em uma entrevista recente, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, disse que “todos nós devemos escolher travar uma batalha dolorosa agora ou aceitar um intermediário todo-poderoso com ambição ilimitada de extrair tributo e limitar a inovação nas próximas décadas”.

Segundo a consultoria de pesquisas Sensor Tower Inc., desde que foi lançado na App Store, há dois anos, o Fortnite já foi baixado 133,2 milhões de vezes em dispositivos da empresa. Em abril de 2020, o Google Play também passou a ofertar o jogo, registrando 11 milhões de instalações do game desde então.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião