Após pedido de recuperação judicial, Forever 21 planeja fechar 350 lojas

Após seu pedido de recuperação judicial feito no último domingo (29) a Forever 21 anunciou planos de fechar 350 lojas no mundo.

A varejista de moda possui um total de 800 lojas. Dessas, cerca de 178 terão suas atividades encerradas nos Estados Unidos. Grande parte dos pontos de venda da Forever 21 na Ásia e na Europa serão fechados.

A medida de encerramento das lojas é parte de um processo de reestruturação no âmbito do capítulo 11 da lei americana de falências. Esta estratégia tem como foco o “núcleo lucrativo”. Algumas cidades americanas permanecerão operando. A diretoria da varejista informou que as operações da América Latina não serão encerradas.

“Esse foi um passo importante e necessário para garantir o futuro de nossa empresa”, disse a vice-presidente executiva, Linda Chang.

Não se sabe ao certo, de acordo com o comunicado da empresa, quais lojas americanas serão fechadas e nem quantos empregos estão ameaçados.

Forever 21 em recuperação judicial

No último domingo a Forever 21 apresentou o seu pedido de recuperação judicial. Os documentos apresentados demonstram que a varejista possui entre US$ 1 bilhão e U$10 bilhões. O processo permite que a empresa, sediada em Los Angeles, continue operando enquanto elabora um plano para quitar suas dívidas a seus credores.

Antes popular entre os jovens durante os anos 2000, as sacolas de compras amarelas passaram a ser menos vistas nos shoppings. A medida que o e-commerce expandiu-se, a Forever 21 perdeu espaço.

Confira Também: Justiça homologa plano de recuperação judicial da Saraiva

O pedido de recuperação judicial pode fazer com que a Forever 21 se livre das unidades pouco produtivas e captar novos fundos. Criada em 1984, a companhia possui lojas nos EUA, Europa, Ásia e América Latina, incluindo o Brasil.

Atualmente, a empresa possui US$ 275 milhões em financiamento de credores como J.P. Morgan e Chase & Co. Além disso, também captou de U$ 75 milhões em capital novo de fundos liderados pelo TPG Sixth Street Partners.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O pedido de recuperação judicial da Forever 21 representa mais uma grande companhia do segmento de moda que está em apuros. O setor de varejo segue em crise nos EUA. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de sete mil lojas foram fechadas, mais que todo o ano de 2018.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião