Forever 21 apresenta pedido de recuperação judicial nos EUA

A Forever 21, gigante internacional da moda, na noite do último domingo (29), apresentou o seu pedido de recuperação judicial. A companhia recorreu a um pedido de falência no âmbito do Capítulo 11 da lei comercial dos Estados Unidos, que, na prática, refere-se uma reestruturação de suas dívidas.

Os documentos apresentados demonstram que a Forever 21 possui entre US$ 1 bilhão e U$ 10 bilhões em dívidas. O processo permite que a empresa, sediada em Los Angeles, continue operando enquanto elabora um plano para quitar suas dívidas a seus credores.

Derrocada da Forever 21

A medida que o e-commerce expandiu-se, a Forever 21 perdeu espaço.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O pedido de recuperação judicial pode fazer com que a Forever 21 se livre das unidades pouco produtivas e captar novos fundos. Criada em 1984, a companhia possui mais de 800 lojas nos EUA, Europa, Ásia e América Latina, incluindo o Brasil.

Atualmente, a empresa possui US$ 275 milhões em financiamento de credores como J.P. Morgan e Chase & Co. Além disso, também captou de U$ 75 milhões em capital novo de fundos liderados pelo TPG Sixth Street Partners.

Veja também: Justiça homologa plano de recuperação judicial da Saraiva

“O financiamento fornecido pelo J.P. Morgan e pela TPG Sixth Street Partners fornecerá à Forever 21 o capital necessário para efetuar mudanças críticas nos Estados Unidos e no exterior para revitalizar nossa marca e impulsionar nosso crescimento, permitindo-nos cumprir nossas obrigações contínuas com clientes, fornecedores e funcionários” disse Linda Chang, vice-presidente executiva da companhia, em comunicado.

O pedido de recuperação judicial da Forever 21 representa mais uma grande companhia do segmento de moda que está em apuros. O setor de varejo segue em crise nos EUA. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de sete mil lojas foram fechadas, mais que durante todo o ano de 2018.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião