Ford paralisa produção na Europa em razão da pandemia de coronavírus

A Ford anunciou nesta terça-feira (17) que interromperá, a partir de quinta-feira (19) a produção em suas principais fábricas na Europa. A medida visa conter os efeitos da pandemia do novo  coronavírus (covid-19).

Segundo a Ford, a suspensão das atividades tem previsão de duas semanas de duração. A medida terá impacto sobre as fábricas de Colônia e Saarlouis, na Alemanha, e de Craiova, na Romênia.

“Apesar do impacto do coronavírus em nossas instalações ter sido limitado, seus efeitos sobre nosso empregados, concessionárias, fornecedores e consumidores, assim como na sociedade europeia em geral, é sem precedentes”, declarou o presidente na Ford na Europa, Stuart Rowley.

Na última segunda-feira (16), fabricante de automóveis também interrompeu as atividades na fábrica de Valência, na Espanha. A medida veio após a notícia de que três funcionários haviam contraído o novo vírus durante o final de semana.

Saiba mais: Vendas da Ford na China caem pelo terceiro ano consecutivo

A Ford ainda informou que o recebimento de peças em suas fábricas no continente europeu também foi suspenso. Ao mesmo tempo, as vendas nas concessionárias registraram forte queda, após o fechamento das indústrias.

Fabricante Daimler suspende atividades na Europa

Na mesma linha da Ford, a Daimler, dona da Mercedes-Benz, informou a suspensão de grande parte das atividades na Europa. A companhia interromperá a produção e o exercício de algumas funções do setor administrativo.

A fabricante alemã é a mais recente companhia automobilística a interromper as funções devido ao coronavírus. A Daimler declarou que ainda não é possível afirmar qual o impacto  econômico das paralisação das fábricas.

Além da Daimler e da Ford, medidas semelhantes foram tomadas pela Volkswagen, Renault, Peugeot, Fiat Chrysler Automobiles e Nissan. O movimento das fabricantes tem a finalidade de proteger os funcionários do novo coronavírus, assim como se alinhar com o política governamental.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião