Ford: Dória quer confirmar definição da fábrica no ABC em 15 dias

O governador de São Paulo, João Dória, afirmou nesta quinta-feira (23) que espera confirmar o futuro da fábrica da Ford em São Bernado do Campo em 15 dias. A declaração ocorreu em um evento que anunciou a criação de 11 pólos de desenvolvimento econômico para a indústria.

“Podemos antecipar que os entendimentos seguem positivos. Muito em breve, no máximo em 15 dias, nós poderemos fazer anúncio com resposta positiva. São dois interessados e com condições de fazer a aquisição da Ford“, disse o Dória.

Saiba mais: Ford anuncia corte de 7 mil empregos em todo o mundo

Em fevereiro de 2019, a Ford havia informado que iria paralisar as atividades da fábrica em São Bernado e encerrar a produção de caminhões na América do Sul. O governo do Estado passou então a intermediar e buscar novos compradores com o objetivo de manter os empregos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Por conta do fechamento, outras montadoras, como a Caoa, confirmaram o interesse na fábrica. A companhia informou que manteve conversas com a Ford e com o governo de São Paulo para fechar uma possível compra. Além disso, a montadora declarou que os “chineses estão interessados em fabricar carros” no estado.

Saiba mais: Funcionários e Ford chegam a acordo para fechamento de fábrica no ABC

Polos industrias

Nesta manhã, o governador anunciou que criará 11 polos de desenvolvimento econômico para a indústria. A medida faz parte de um plano para apoiar as empresas que já estão estabelecidas no estado. “Em financiamento, teremos linha da Desenvolve-SP e facilitaremos demandas junto ao BNDES“, afirmou.

O governador declarou que é  “totalmente favorável” a uma reforma tributária que simplifique os impostos. “São Paulo não precisa de guerra fiscal para atrair investidores internacionais”, afirmou. “Não fazemos, não faremos e não admitimos guerra fiscal.”

Saiba mais: Caoa deve investir na Ford caso governo aprove reforma da Previdência

Dória também disse que empresas já anunciaram investimentos em São Paulo antes da aprovação da reforma da Previdência. Além disso, defendeu a privatização do Porto de Santos. De acordo com ele, o processo será anunciado no segundo semestre pelo governo federal.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião