FMI disse que crise de 2020 pode ser igual ou pior que a de 2008

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que a crise atual, ocasionada pela pandemia do coronavírus pode ser pior ou igual a crise financeira enfrentada em 2008. A informação foi divulgada após uma teleconferência entre os ministros de finanças e os presidentes dos Bancos Centrais dos países membros do G20, nessa segunda-feira (23).

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, informou que como boa parte dos países está paralisando suas atividades, a economia global deve sofrer graves danos.

Segundo ela, existe a possibilidade de enfrentarmos uma recessão pior ou igual a da crise de 2008. Entretanto, acrescentou “mas nós esperamos recuperação em 2021”.

Saiba mais: Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Georgieva ainda salientou: “para chegar lá, é fundamental priorizar a contenção e fortalecer os sistemas de saúde – em todos os lugares. O Impacto econômico é e será severo, mas quanto mais rápido o vírus parar, mais rápida e forte será a recuperação”.

Além disso, a diretora informou que a solidariedade também foi tema da teleconferência. Ela apontou que todos os países devem trabalhar juntos para proteger as pessoas e também para limitar danos econômicos.

Além do FMI, bancos preveem recessão

O Bank of America (BofA) informou na última quinta-feira (19) que acredita que a economia global deve crescer em 0,50% em 2020.

“…Agora, esperamos que a doença cause uma recessão global em 2020, de magnitude semelhante às recessões de 1982 e 2009”, informou o BofA em relatório.

O Banco J.P Morgan, também informou que o Brasil pode não ser capaz de evitar uma recessão no primeiro semestre deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/4f79c2ae-relatorio-wege3-2.0.png

A equipe do J.P Morgan informou que existe a possibilidade do País entrar em uma “espiral recessiva” ao passo que o vírus se espalha. “Os últimos dias mostram que as condições financeiras no Brasil podem ter se apertado significativamente, mesmo antes de uma possível expansão significativa do novo coronavírus no país”, escreveram os economistas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também declarou em pronunciamento oficial que a pandemia do novo coronavírus pode durar meses e levar o país à recessão econômica. “A pandemia pode acabar em agosto, em julho, ou pode ser mais longa que isso”, afirmou ele.

Contudo, a diretora-gerente do FMI ainda informou “estamos prontos para implantar toda a nossa capacidade de empréstimo de US$ 1 trilhão”. Acrescentando que mais de 80 países já solicitaram o auxílio do Fundo.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião