FMI diz que facilitará acesso a fundos de emergência por coronavírus

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta quarta-feira (22) que irá facilitar temporariamente o acesso a fundos de emergência para prestar suporte a países em vista dos impactos econômicos da pandemia.

Conforme dados da entidade, em 13 de julho, 72 países dos 189 membros do FMI haviam recebido créditos utilizando um instrumento para financiamento de emergência. O impacto significativo da crise da saúde levou a pedidos de assistência financeira “sem precedentes”, salientou a organização internacional.

“Muitos dos países que receberam ajuda financeira desde o início da pandemia já atingiram ou estão se aproximando dos limites anuais”, ponderou a entidade.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O Fundo informou que, quando os pedidos excedem os limites anuais, para atender a uma nova demanda, a solicitação deve ser realizada através de um mecanismo para requerimentos “excepcionais”. Dessa forma, ele será submetido a uma análise mais profunda e avaliado para checar se responde a critérios específicos.

FMI aprova aumento do limite anual

Assim sendo, o conselho de administração do Fundo aprovou em 13 de julho “um aumento temporário” no limite anual dos Recursos para Redução da Pobreza e para o Crescimento, informou a entidade em comunicado.

“Dadas as circunstâncias criadas pela pandemia, o conselho de administração do FMI aprovou um aumento temporário nos limites anuais, que entrará em vigor até 6 de abril de 2021”, avaliou a organização internacional.

Saiba mais: Domínio do dólar no mercado pode ampliar o impacto da crise, diz o FMI

O FMI espera um queda de 4,9% para o Produto Interno Bruto (PIB) global este ano, mais acentuada do que a prevista no mês de abril, quando a entidade projetava uma contração de 3% na economia mundial. Para o Brasil o cenário é ainda pior, o Fundo prevê um tombo de 9,1% do PIB brasileiro em 2020.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião