FMI pede à Europa que prepare planos de emergência para a economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou, nesta quarta-feira (6), aos governos da Europa que preparem planos de emergência caso ocorra uma desaceleração profunda da economia.

O alerta do FMI ocorre em meio a um cenário de desaceleração econômica maior do que o esperado na zona do euro. A retração é explicada por instabilidades geopolíticas e pelas incertezas envolvendo o Brexit.

A crise da indústria na Europa também poderá afetar o desempenho econômico da região. Segundo o fundo, a crise impactará de forma negativa no setor de serviços.

“Dados os elevados riscos de piora, planos de contenção deve estar prontos para implementação em caso de materialização destes riscos, considerando que diminuiu o escopo de ações efetivas na política monetária”, apontou a autoridade monetária.

De acordo com o fundo, um ciclo de expansão fiscal coordenado poderia retomar o crescimento econômico da Europa.

FMI corta previsão de crescimento da zona do euro

O FMI reduziu a expectativa de crescimento econômico da zona do euro neste ano. A previsão passou de 1,3%, em abril, para 1,2% segundo os dados divulgados nesta quarta-feira. No ano passado, a expansão foi de 1,9%.

Em 2020 e 2021, a expectativa é que o desenvolvimento da economia seja de 1,4%. A estimativa anterior previa um avanço de 1,5% para os dois anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O fraco crescimento na principal economia da zona do euro, que é a Alemanha, é um dos principais fatores para a redução. Os indicadores econômicos negativos da Itália também contribuem para a queda.

Além disso, a autoridade monetária reduziu sua previsão de crescimento econômica para a França, que é a segunda maior economia europeia.

Retração da atividade industrial

De acordo com uma pesquisa da IHS/Markit, divulgada no início deste mês, a atividade industrial da zona do euro contraiu-se em outubro.

O Índice final de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de manufatura da IHS Markit da zona do euro em outubro foi de 45,9, o menor patamar desde 2012. Em setembro foi de 45,7.

Saiba mais: Atividade industrial da zona do euro continua retraída em outubro

“A manufatura da zona do euro permaneceu paralisada em seu declínio mais acentuado nos últimos sete anos em outubro, o que significa que o setor de produção de mercadorias está prestes a agir como um forte obstáculo ao PIB novamente no quarto trimestre”, afirmou o economista-chefe da IHS Markit, Chris Williamson.

O resultado negativo da atividade industrial é também um dos fatores que explica o alerta realizado pelo FMI.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião