Fitch projeta queda de 6% no PIB brasileiro em 2020

A agência de classificação de riscos, Fitch Ratings, prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve apresentar um resumo de 6% em 2020, enquanto para 2021 a previsão é para um crescimento de 3,2%. A informação foi divulgada nessa terça-feira (26) através de um relatório da agência.

Em abril a Fitch já havia revisado sua projeção para o PIB brasileiro, indicando que a retração deveria ser de 4% nesse ano. Além disso o documento declarou que a atividade econômica global deve cair 4,6% em 2020, ao passo que a estimativa anterior projetava uma queda de 3,9%.

No relatório, a agência salientou que “a maior contribuição para a revisão para baixo do PIB global em 2020 vem dos emergentes, excluindo a China, onde agora vemos o PIB caindo 5% na Índia e na Rússia e 6% a 7% no Brasil e no México”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O documento destacou que a Fitch prevê uma alta de 0,7% no Produto Interno Bruto da China.

Anteriormente, a estimativa era que a economia indiana crescesse em 0,8%. No relatório, os analistas da agência declararam que “a maior revisão de longe foi na Índia, onde o surto de vírus provocou um lockdown muito severo que durou muito mais do que o esperado”.

Em relação a atividade econômica de países emergentes, a expectativa é para um resumo de 1,7% de acordo com o relatório. Já o PIB dos países desenvolvidos deve cair 6,4% em 2020.

PIB dos EUA e Europa

A zona do euro somado ao Reino Unido devem apresentar uma queda no PIB de 8% no em 2020, ao passo que o dos  Estados Unidos devem decrescer 5,6%.

Veja também: IFI prevê déficit primário do setor público em 9,6% do PIB em 2020

Por fim a Fitch declarou que os Estados Unidos, bem como a Europa, devem ter que esperar cerca de dois anos para que seu PIB volte para o nível que era antes da crise causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião