Fitch corta ratings de companhias aéreas da América Latina

A agência de classificação de risco Fitch cortou nesta sexta-feira (20) os ratings das principais companhias aéreas que operam na América Latina. As reduções foram motivadas pelos impactos da pandemia de coronavírus (covid-19) para o setor de aviação civil.

Entre as empresas que foram reavaliadas pela Fitch, a Azul (AZUL4) teve a nota rebaixada em dois níveis, de BB- para B. Já a Gol (GOLL4) apresentou uma queda de um patamar, também para B.

As classificações de risco foram reduzidos pois a agência acredita que a forte queda na demanda por conta do coronavírus levará ao fluxo de caixa negativo e trará balanços de resultados mais fracos para as companhias aéreas.

Saiba mais: Oportunidades únicas surgiram com a queda na bolsa! Aproveite e acesse agora nossos relatórios para assinantes.

“Os rebaixamentos refletem o aumento do risco de crédito como resultado da pandemia de coronavírus, que levará a fluxo de caixa negativo, posições de liquidez diminuídas e balanços mais fracos”, diz o relatório divulgado pela agência.

A agência informou ainda que os cortes consideram a expectativa de uma recuperação lenta para o setor. Além disso, no Brasil, a empresa prevê que as companhias aéreas possam ser ainda mais prejudicadas com o aumento da propagação da doença, visto que a demanda cairá ainda mais.

Fitch reduz projeção de PIB global por conta do coronavírus

A Fitch reduziu, na última quinta-feira (19), sua projeção de crescimento da economia global também por conta dos impactos do coronavírus. Com isso, a expectativa da agência é que o Produto Interno Bruto (PIB) seja reduzido em US$ 850 bilhões ante a previsão anterior.

Saiba mais: Coronavírus: Fitch corta previsão de crescimento do PIB global

Conforme o relatório divulgado pela agência, a expectativa é que a economia global avance somente 1,3% em 2020. A projeção anterior, divulgada em dezembro do ano passado, previa um crescimento de 2,5%.

A Fitch salientou ainda que a redução será maior caso as economias do G7 apliquem medidas restritivas mais severas para contar a propagação da doença.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião