Cabo de fibra ótica entre Brasil e Europa será instalado na segunda-feira

O governo federal anunciou que o cabo submarino de fibra ótica que ligará o Brasil a Europa será instalado na próxima segunda-feira (14). O cabo também irá permitir que o Brasil se conecte a internet 5G. A informação foi divulgada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, na última quinta-feira (10).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Ao todo, serão mais de seis mil quilômetros de cabos de fibra ótica que ligará Fortaleza (CE) a Sines, em Portugal. O projeto tem previsão de expansão para pontos no Rio de Janeiro, São Paulo, além de conexões na África e em outros países europeus, ilhas do Atlântico e Guiana Francesa. O plano é que esse projeto seja concluído até meados de 2021.

“Na segunda-feira, faremos o lançamento de um cabo submarino de fibra ótica que vai sair de Fortaleza até Sines, em Portugal. Serão mais de seis mil quilômetros. Estimamos que até o segundo trimestre do ano que vem estará pronto”, disse o ministro Faria.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O processo de instalação será realizada pela empresa EllaLink, proprietária e operadora dos serviços que serão oferecidos pela fibra, e custará cerca de R$ 1 bilhão. O investimento será feito exclusivamente pela iniciativa privada.

Atualmente, toda a informação que o Brasil envia e recebe da Europa passa primeiro por cabos instalados há mais de 20 anos e passa, antes, pelos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“O cabo, em alguns lugares, chega a cinco quilômetros de profundidade. É algo impensável, inimaginável, mas agora nós vamos ter uma conexão direta com a Europa. É uma grande entrega do Ministério das Comunicações que vai ajudar o nosso país no escoamento de dados”, afirmou Faria.

Operadoras investem em fibra ótica

As companhias no Brasil já estão investindo seus recursos em fibra ótica principalmente com a chegada do 5G. O destaque está nas operadoras de telefonia.

A Oi (OIBR3; OIBR4) atingiu a marca de dois milhões de clientes em fibra ótica em dezembro deste ano. Além disso, no mês passado, a tele comunicou ao mercado que a implementação do 5G no Brasil inteiro não será realizada sem uma parte significativa da sua unidade de fibra, a InfraCo.

Por sua vez, a Tim (TIMS3) informou que seu conselho de administração aprovou a criação de uma nova empresa para prestação de serviços de infraestrutura para internet residencial de banda larga por meio de fibra ótica, chamada de FiberCo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

 

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião