Ações da Fiat operam em alta por possível fusão com Peugeot

A cotação das ações do grupo Fiat Chrysler Automobile (FCA) estão em forte alta nesta terça-feira (19). Um crescimento gerado pelas notícias de possível fusão entre a italiana e a francesa PSA, que controla a Peugeot e da Citroen.

Robert Peugeot, presidente da FFP, holding da família Peugeot, declarou ao jornal francês Les Echos que teria apoiado uma fusão com outra casa automobilística. Ele indicou a Fiat entre as opções.

Saiba mais: Fiat anuncia venda da Magneti Marelli à Calsonic 

“Com eles, assim como com os outros, os planetas podem se alinhar”, afirmou Peugeot falando sobre possíveis futuras aquisições ou fusões. A Fiat não quis comentar a notícia.

Possível fusão a vista

A declaração de Robert Peugeot seguem relatórios apresentados pelo presidente do grupo, Carlos Tavares, de que está aberto para futuras negociações. Segundo Tavares, além da Fiat, a General Motors e a Jaguar Land Rover poderiam ser parceiras da casa francesa. Entretanto, Robert Peugeot indicou apenas a Fiat entre as possíveis candidatas a fusão.

Saiba mais: Fiat e Ford fazem acordo com governo sobre incentivos no Nordeste 

Durante a entrevista, Peugeot lembrou que a casa francesa comprou em 2017 os alemães de Opel. Dessa forma se tornou a segunda maior produtora de veículos do mundo. “Desde o começo apoiamos o projeto Opel. Se outra ocasião se apresentará, com certeza não seremos nos que criaremos obstáculos. Carlos sabe disso”, afirmou Peugeot.

O empresário afirmou que para isso é sempre necessário “um alinhamento dos astros” para que um sonho se concretize. Mesmo se até agora não chegou “nada disso” em cima da sua mesa. Entretanto, ele lembrou que PSA e FCA discutem “em mais altos níveis sobre o futuro de sua associação de veículos populares”.

O grupo PSA fechou 2018 com um lucro recorde, de 2,83 bilhões de euros (cerca de R$ 12,169 bilhões). Um aumento de 47% em relação a 2017. Também o faturamento aumentou, de 18,9%, chegando a 74,03 bilhões de euros. A Peugeot vendeu no mundo 3,88 milhões de veículos. Um resultado positivo mesmo depois da decisão de abandonar o Irã após o embargo imposto pelos EUA. Além disso, a montadora francesa resistiu bem também a queda das vendas no mercado chinês.

Fiat parceiro interessante

Do lado da Fiat, o diretor-presidente Mike Manley, declarou este mês que a montadora está aberta a buscar alianças e oportunidades de fusão. Entretanto, o sucessor de Sergio Marchionne salientou que esse negócios se concretizarão somente se fizerem sentido e fortalecerem o futuro da empresa.

Um dos pontos de força da FCA é sua forte exposição no mercado norte-americano. Os EUA já são o país onde a casa italiana gera a maior parte dos seus lucros. Isso graças a marcas que fazem parte do grupo e que se tornaram muito populares nos Estados Unidos, como Jeep, RAM e Maserati.

Por sua vez, a PSA é essencialmente concentrada União Europeia. A montadora francesa registra 90% de suas vendas na UE. Por isso a aquisição de uma empresa com alcance mais amplo teria um sentido estratégico. Entretanto, há muitos obstáculos pela frente dessa eventual fusão entre Fiat e Peugeot. Entre eles, limitações ligadas a legislação antitruste.

 

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião