Fiat confirma negociações sobre possível fusão com dona da Peugeot

A Fiat Chrysler (FCA) confirmou nesta quarta-feira (30) as negociações sobre uma possível fusão com o grupo PSA, dono da Peugeot e da Citröen.

“Há discussões em andamento visando a criação de um dos grupos líderes em mobilidade no mundo”, informou a Fiat em seu comunicado. A empresa automobilística não divulgou maiores detalhes sobre as negociações.

As informações haviam sido divulgadas pelo jornal norte-americano “The Wall Street Journal”.  De acordo com o veículo, se o acordo for finalizado, a nova empresa será avaliada em cerca de US$ 50 bilhões (R$ 201 bilhões).

A negociação entre a Fiat e o PSA inclui uma fusão entre iguais, com combinação de ações.

Segundo as fontes, o diretor-presidente da Peugeot, Carlos Tavares, seria o executivo-chefe da nova empresa. O presidente do conselho de administração da Fiat, John Elkann, continuaria ocupando este cargo após a fusão.

Confira Também: Fiat Chrysler tem aumento de 14% no lucro líquido do segundo trimestre

No entanto, ainda não é possível afirmar que o acordo ocorrerá. Uma das fontes informou que as negociações ainda estão ocorrendo e outras opções podem ser consideradas.

Além disso, de acordo com as fontes, no começo deste ano, as duas empresas analisaram uma aliança para reunir investimentos direcionados para a fabricação de carros na Europa.

Negociação entre a Fiat e a Renault

Antes da proposta com a PSA, a Fiat estava negociando uma combinação com a Renault. No entanto, o acordo não teve apoio do governo da França, que possui participação relevante na montadora francesa.

Se o acordo ocorresse, as duas empresas formariam a quarta maior montadora de automóveis do mundo, com 15 milhões de veículos vendidos por ano, resultando em um grupo formado com 50% de participação para cada lado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Noticias-1000x325NUBR33-.jpg

O principal objetivo da fusão entre Fiat e a companhia francesa seria a união de forças para lidar com as dificuldades estruturais que o mercado global de automotivos tende a enfrentar no futuro.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião