Fiat e dona da Peugeot anunciam acordo preliminar de fusão

A Montadora francesa PSA (dona da Peugeot) e a ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles NV aprovaram, nesta quarta-feira (30), um acordo preliminar de fusão. A informação foi divulgada pela agência norte-americana “Bloomberg”.

De acordo com a agência, acionistas de cada empresa seriam donos de 50% da montadora combinada. Os investidores da Fiat receberiam um dividendo de 5,5 bilhões de euros (24,47 bilhões de reais, aproximadamente). Já a PSA distribuiria sua participação na fabricante Faurecia SE, no valor de, aproximadamente, 3 bilhões de euros aos acionistas.

Segundo fontes da agência, o conselho da montadora unificada seria formado por 11 membros, sendo seis do PSA, incluindo o CEO Carlos Tavares, que irá liderar a nova companhia. O presidente da Fiat, John Elkann, terá o mesmo cargo no grupo unificado. A sede da nova companhia será na Holanda, mesmo país onde a sede da Fiat está.

Negociações entre Fiat e PSA

A Fiat Chrysler (FCA) já havia confirmado no início desta quarta (30) as negociações sobre uma possível fusão com o grupo PSA, dono da Peugeot e da Citröen.

Saiba mais: Fiat confirma negociações sobre possível fusão com dona da Peugeot

“Há discussões em andamento visando a criação de um dos grupos líderes em mobilidade no mundo”, informou a montadora ítalo-americana em seu comunicado. A empresa automobilística não divulgou maiores detalhes sobre as negociações.

As informações haviam sido divulgadas pelo jornal norte-americano “The Wall Street Journal”.  De acordo com o veículo a nova empresa será avaliada em cerca de US$ 50 bilhões (R$ 201 bilhões).

A negociação entre as montadores incluiu uma fusão entre iguais, com combinação de ações.

Confira Também: Fiat Chrysler tem aumento de 14% no lucro líquido do segundo trimestre

Além disso, de acordo com as fontes, no começo deste ano, as duas empresas, Fiat e PSA, analisaram uma aliança para reunir investimentos direcionados para a fabricação de carros na Europa.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião