Fiat Chrysler e Peugeot aceleram o desenvolvimento da fusão

As montadoras Fiat Chrysler (FCA) e PSA, controladora da Peugeot, aceleram o projeto de fusão das companhias. As informações foram divulgadas pelo presidente-executivo do grupo francês, Carlos Tavares, em mensagem interna.

A italiana Fiat Chrysler e a francesa PSA, anunciaram em dezembro de 2019 que chegaram a um acordo de fusão, avaliado em US$ 50 bilhões. Com a confirmação do negócio, a nova empresa deverá ser a quarta maior montadora do mundo. O faturamento estimado é de 170 bilhões de euros.

Saiba mais: Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Tavares também comunicou no texto que os dois grupos estão se dedicando para acelerar o trabalho de identificação de sinergias a serem produzidas pela parceria.

A crise da pandemia do novo coronavírus (covid-19) afetou fortemente a demanda global por novos veículos. Nesse sentido, ambos os grupos da Fiat Chrysler e da PSA foram obrigados a suspenderem a produção ao redor do mundo.

Montadoras paralisam suas fábricas por coronavírus

As principais fabricantes de automóveis instaladas suspenderam a produção em suas fábricas devido ao novo coronavírus. As montadoras estão paralisando a produção e concedendo férias coletivas aos funcionários. A medida tem como objetivo reduzir os riscos de contaminação e disseminação no local.

Saiba mais: Montadoras paralisam suas fábricas em razão do coronavírus

Medidas semelhantes foram tomadas na Europa pela Volkswagen, Renault, Peugeot, Fiat Chrysler e Nissan. O movimento das fabricantes tem a finalidade de proteger os funcionários do novo coronavírus, assim como se alinhar com o política governamental.

No Brasil, fábricas como GM, Volkswagen, Volvo, Ford, Marcopolo, Scania, Mercedes-Benz, Toyota, Renault e Honda, também suspenderam suas atividades em razão da pandemia.

Acordo de fusão entre Fiat Chrysler e PSA

As fabricantes ainda não anunciaram se as operações brasileiras serão impactadas pela fusão das empresas. O negócio entre as empresas inclui carros de luxo, SUVs, picapes e comerciais leves. Dessa forma, a nova montadora irá atender desde demandas de carros populares até os carros da categoria “premium”. A sede da controladora do grupo ficará na Holanda. O atual presidente da Fiat Chrysler, John Elkann, será o presidente da nova companhia.

Saiba mais: Conselhos de Fiat e Peugeot aprovam acordo de fusão entre as empresas

No ano passado, somadas, as empresas fabricaram 8,7 milhões de veículos. O potencial da nova empresa, entretanto, pode passar dos 13 milhões de unidades, de acordo com estimativas da empresa de consultoria LMC Automotive.

obi_random_banners

A fusão entre a Fiat Chrysler e a Peugeot irá ajudar as duas companhias a arrecadarem recursos para atenderem as novas regras mais rigorosas de emissões de carbono. Além disso, o negócio tornará mais fácil os investimentos em veículos elétricos e autônomos.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião