Fiat Chrysler fecha parceria com TIM para carro conectado

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) informou nesta quarta-feira (28) sobre a parceria com a operadora TIM para o fornecimento de 4G e plataforma de Internet das Coisas (IoT) para os automóveis da Fiat, Jeep e Ram.

De acordo com o anúncio, a novidade para os veículos será oferecida a partir do primeiro trimestre do próximo ano. Desta forma, os novos carros terão o eSIM, chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com cobertura 4G da TIM.

As empresas informaram ainda que a inovação irá permitir que o veículo se comunique em tempo real com o usuário, com o grupo FCA e com a rede de concessionárias.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Estamos extrapolando os muros de nossa indústria. Vamos nos conectar muito além das marcas do grupo”, disse o  chefe de inovação de produto e conectividade da FCA para a América Latina, Mateus Silveira, em entrevista à EXAME.

Silveira revelou que, o eSIM, além de prover um hotspot de Wi-Fi, também possibilitará um uso do ambiente de rede dentro do automóvel seja mais inteligente e eficiente. “Já temos o smartphone, o smartwatch e agora teremos o smartcar”, declarou.

Além disso, o executivo declarou que as duas empresas já estão em processo de negociação com parcerias, citando a Visa e o McDonald’s. O projeto é que o motorista do carro consiga realizar pagamentos pelo eSIM, conseguindo adiantar um pedido do drive-thru, por exemplo. “Em vez de apenas digitalizar, por que não podemos repensar as experiências?”

Veja Também: Fiat Chrysler e PSA oferecem concessões para UE aprovar fusão, diz jornal

Outra novidade apresentada pela Tim e Fiat, será a possibilidade do usuário dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para manter a temperatura interna ideal antes de entrar no carro, segundo a FCA. Atualmente, apenas carros premium e modelos da Chevrolet apresentam a tecnologia Wi-Fi embarcada no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião