FGV: confiança da indústria do Brasil volta a subir em novembro

O Índice da Confiança da Indústria (ICI) chegou a 94,3 pontos em novembro. O indicador registrou um avanço de 0,2 ponto na comparação com o mês de outubro.

Os dados do Índice da Confiança da Indústria foram divulgados nesta quinta-feira (29) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Saiba mais: Confiança da indústria é a maior desde setembro de 2010

Segundo a FGV, essa foi a primeira recuperação da confiança da indústria nos últimos seis meses. Esse resultado é ligado a redução da incerteza com o fim do período eleitoral.

Além disso, na pesquisa de novembro, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,3 ponto após três quedas seguidas e foi a 94,2 pontos. Por outro lado, o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,0 ponto, para 94,5 pontos, menor nível desde julho de 2017.

Por sua vez, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 1,2 ponto em novembro, chegando a 75,2 pontos. Esse foi o patamar mais baixo desde janeiro de 2018.

A FGV também informou que a confiança de serviços do Brasil subiu 5,1 pontos em novembro. O indicador chegou a 93,4 pontos, o maior nível desde abril de 2014.

“A melhora da confiança em novembro, disseminada por quase 75 por cento dos segmentos industriais, reflete a redução da incerteza com o fim do período eleitoral e sinaliza início da retomada da tendência de alta interrompida no segundo trimestre do ano”, informou a coordenadora da sondagem da indústria da FGV – IBRE, Andressa Durão.

Entretanto, a pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas lançou um alerta. Segundo ela, o consolidamento dessa tendência depende das medidas a serem adotadas pelo novo governo.

Tags
Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião