Campos Neto: ferramenta de política monetária não está esgotada

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou nesta quinta-feira (28) que os membros da autoridade monetária entendem que a ferramenta política monetária não está esgotada.

Para o economista, recorrer a outros instrumentos antes mesmo de consumir a ferramenta, pode acabar criando um prejuízo para a credibilidade da autarquia federal, o que seria ainda pior segundo Campos Neto.

O presidente da autoridade monetária pontuou ainda que não se sabe o ponto exato do lower bound, o nível de juros inferior do qual a política monetária perde a eficácia para estimular a economia. Os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) também divergem sobre esse patamar.

Veja também: Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

O economista havia afirmado na última segunda-feira (25) que era recomendada cautela na política monetária no País. De acordo com o diretor, um dos fatores de risco é o alto endividamento público, o que fez com que houvesse aumento nos juros de cinco anos, sobretudo para os países de dívida mais elevada, como Brasil e África do Sul.

Campos Neto vê dados melhores das contas externas

Além disso, o economista admitiu nesta quinta-feira que estava preocupado com os resultados das contas externas. Campos Neto afirmou, no entanto, que é possível ver dados melhores.

O presidente da autarquia federal salientou ainda que, da mesma maneira, o mercado também os enxergaria. O equilíbrio dos fluxos veio como a autoridade monetária entendia que deveria acontecer, pontuou.

Saiba mais: Campos Neto: é recomendada cautela na política monetária

Campos Neto acrescentou que a autoridade monetária tinha conhecimento que em determinados momentos teria de realizar intervenções, na medida que o real se deslocava de outras moedas estrangeiras e que, atualmente, o prêmio de risco está atrelado à questão fiscal.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião