Fernando Haddad é o novo candidato à Presidência pelo PT

Fernando Haddad será o substituto de Lula na corrida presidencial. A cúpula do partido aprovou por unanimidade o nome do ex-ministro da educação do período Lula. A decisão de Manuela D’Ávila (PCdoB) como vice também foi aprovado.
Na reunião do partido, nesta terça-feira, a executiva chefe do PT chancelou a substituição, após carta enviada pelo ex-presidente Lula, dizendo que Haddad seria o candidato oficial do Partido dos Trabalhadores.

A ala ligada a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, queria adiar ainda mais a troca do candidato, o que começava a desagradar os aliados de Haddad, já que o quanto mais ele se escondia atrás de Lula, menos tempo de aparecer nas propagandas eleitorais e debates, ele teria.

Lula foi condenado em segunda instância, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro e está preso em Curitiba. A partir disso, o TSE barrou a candidatura do candidato com base na Lei da Ficha Limpa e determinou que o PT teria dez dias para substituir o nome do ex-presidente.

No final da reunião, o govenador do estado de Minas Gerais e candidato a reeleição do estado, Fernando Pimentel, afirmou que o Partido dos Trabalhadores está sendo obrigado a mudar de candidato.
“Nosso candidato era Lula, mas diante desse bloqueio, dessa violência que está sendo cometida contra a democracia. Nós vamos troca-lo. O presidente Lula consultado e está indicando o companheiro Haddad, afirmou.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião