Femsa e Raízen fazem acordo para formar joint venture

Na última terça-feira (6), a empresa mexicana de bebidas Femsa assinou um pacto com a brasileira Raízen Conveniências. O acordo prevê a compra de 50% da empresa de conveniências. Com isso, as duas companhias formarão uma joint-venture.

O enterprise value (valor da firma) foi avaliado em R$ 1,122 bilhão. Sendo assim, o valor calculado pelo indicador mostra que a Raízen não tem dívidas ou caixa.

“Após a implementação da transação, a Raízen Combustíveis e a Femsa Comércio serão, respectivamente, acionistas da Raízen Conveniências na proporção 50/50 do capital social”, afirmou a empresa brasileira, salientando que a fusão das empresas terá uma estrutura profissional e de liderança corporativa próprias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A empresa brasileira de combustíveis e conveniência ainda ressaltou a importância do acordo para a Femsa. “A parceria com a Femsa Comercio representa um passo importante para a expansão no mercado de conveniência e proximidade no Brasil, garantindo ainda mais eficiência nos investimentos do Grupo Raízen nas suas operações, além de oferecer uma melhor proposta de valor para os franqueados”.

Veja também: BB Seguridade registra alta de 18,5% no lucro líquido no 2ºT19 

Mandatário da Raízen fala sobre acordo

Em entrevista a “Reuters”, o vice-presidente comercial da Raízen, Leonardo Pontes, explicou o negócio. “Vendemos 50% das ações para a Femsa, que por sua vez aportará um pedaço do dinheiro na empresa para poder suportar os primeiros anos de crescimento, e a outra parte vem para a Raízen Combustíveis”.

Segundo Pontes, o Brasil terá um grande avanço no mercado de conveniência nos próximos dez anos. “Se tem 20 mil (lojas) em potencial, alguns jogadores vão querer jogar, e nós seremos um dos jogadores.”

A joint venture pretende aumentar o número de lojas de conveniência nos próprios postos Shell. Sendo assim, a marca “Select” continuará atuando, pois os dirigentes das companhias, que fizeram o acordo entre a Femsa e a Raízen, veem uma grande potencial no nome.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião