Fed vai seguir ‘paciente’ sobre novo aumento de juros, diz presidente

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) vai seguir “paciente” ao decidir sobre novos aumentos da taxa de juros. A afirmação foi feita nesta terça (26) pelo presidente da instituição, Jerome Powell.

“Vemos as condições econômicas atuais como saudáveis e as perspectivas econômicas como favoráveis”, disse Jerome Powell em comunicado do Fed divulgado antes de audiência no Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos. Ele afirmou que neste ano a economia americana “expandirá a um ritmo sólido, embora um pouco mais lento que em 2018, e que o mercado de trabalho vai permanecer forte”.

Saiba mais: Dólar apresenta leve alta em dia de discurso do presidente do Fed

O presidente também reafirmou a política monetária do Fed e mencionou “sinais conflitantes” que diminuíram os motivos para novas altas dos juros. Além disso, deixaram a perspectiva mais imprevisível.

O banco projetou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu pouco menos de 3% em 2018. Os dados oficiais do governo, que deveriam já ter sido publicados, mas foram adiados em razão da paralisação parcial da administração pública americana, só vão sair na próxima quinta (28).

Saiba mais: Trump adia alta de tarifas sobre a china e dá respiro à guerra comercial

A recente paralisação, conhecida como shutdown, durou 35 dias e atrasou pagamentos de servidores federais, repasses a órgãos e gerou a suspensão de serviços públicos. Ela se somou às preocupações com o crescimento da economia, mas o presidente fez questão de minimizar seu impacto. Powell disse que a expectativa é de que o shutdown tenha tido um impacto “bastante modesto” na economia como um tudo, já que os servidores acabaram recebendo seus salários atrasados.

Saiba mais: Federal Reserve avalia baixo risco e benefícios em trégua de juros, diz ata

“Alguns dados enfraqueceram, mas ainda apontam para ganhos de gastos neste trimestre”, afirmou Powell. As informações contraditórias com que o Fed teve de lidar no fim do ano, mencionadas pelo executivo, incluem uma liquidação do mercado global, receios acerca da guerra comercial entre Estados Unidos e China, crescimento lento de aliados comerciais do país e preocupações com um eventual aumento de juros feito pelo Fed.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião