Fed não planeja aumentar taxa de juros, diz Powell

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, declarou que o banco não pensa em aumentar as taxas de juros agora, pois os Estados Unidos estão enfrentando a maior turbulência na economia em décadas. A informação foi divulgada nessa quarta-feira (17) durante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes.

O presidente do Fed também destacou que “a recessão é profunda, embora poderá não ser longa”, e indicou que a o banco apoiará a economia com os instrumentos que possui.

Powell afirmou que “queremos voltar a ter a taxa de desemprego de 3,5%”. Na última semana, as autoridades da do banco projetaram que a taxa de desemprego no país, deve ficar entre 9% e 10% no último trimestre do ano.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Segundo o dirigente, o país está em recuperação e o consumo e emprego estão melhorando e “vamos continuar a ver este movimento”.

Contudo, Powell afirmou que se o Congresso resumir o auxílio aos trabalhadores e às empresas afetadas pela crise do novo coronavírus (Covid-19), isso pode afetar a melhora que a economia apresentou no último mês.

De acordo com o dirigente, “seria uma preocupação se o Congresso recuasse do apoio que está fornecendo muito rapidamente”.

“Seria sensato procurar maneiras de continuar a apoiar pessoas que estão desempregadas e também empresas menores que podem não ter grandes recursos por um período de tempo (…) para que possamos passar por essa fase crítica”, destacou o dirigente e completou dizendo que “esse apoio estaria bem colocado neste momento”.

Veja também: Fed diz que PIB dos Estados Unidos irá encolher de 20% a 30%

Para Powell, a recuperação econômica será atrasada caso as empresas continuem demitindo. O dirigente reforçou dizendo que “foi o que aconteceu após a recessão de 2007-09”.

Fed e plano de estímulos econômicos

Quando questionado pelo Senado se a compra de dívida corporativa ainda é necessária, vide a recuperação do mercado estadunidense, Powell disse que não vê “isso como atropelar o mercado de bônus como um elefante, esmagando os rumos dos preços e coisas assim… queremos estar lá se as coisas ficarem ruins na economia”.

Saiba mais: Fed reforça incerteza sobre a retomada da atividade econômica

Em outras ocasiões, o presidente do Fed já afirmou que o Congresso precisa considerar um novo pacote de estímulos, além dos U$ 3 trilhões (cerca de R$ 15,73 trilhões) já aprovados em março, e salientou sua posição no encontro da última terça.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião