Fed: retomada total do mercado de trabalho depende de reabertura sustentável

O Federal Reserve (Fed) divulgou nesta quarta-feira (7) informações referentes à última reunião do Banco Central americano. De acordo com o anúncio, os dirigentes da autoridade monetária avaliaram que no geral, há consenso de que um aumento “substancial” nos postos de trabalho dependerá de uma reabertura “sustentável” dos negócios.

Segundo o Fed, a economia dos EUA vem se recuperando da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com o mercado de trabalho americano voltando aos seus valores normais, pontuando que, em agosto, metade dos 22 milhões de postos perdidos em março e abril já haviam sido retomados.

O ganho até agora nos empregos foi maior do que o esperado, entretanto os dirigentes avaliam que há um “longo caminho” até uma restauração completa.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

A reabertura dos negócios irá depender do quão seguras as pessoas se sentirão para “retomar as atividades”, na visão dos participantes. A maioria dos postos retomados até agora foi de empregados temporariamente em lay-off retornando às atividades, o que faz com que o atual nível da recuperação seja difícil, tendo em vista o número de demissões permanentes, indica o Fed.

A visão é de que os trabalhadores com remunerações menores foram afetados “desproporcionalmente” com a pandemia, sendo o apoio fiscal “um estímulo muito importante na situação financeira” dessas pessoas, informaram os dirigentes.

Fed: recuperação econômica ‘está longe de concluída’, diz Esther George

A presidente do Federal Reserve do Kansas, Esther George, destacou que a recuperação da economia “está longe de concluída”. A declaração foi feita no dia 25 de setembro deste ano, enquanto a executiva participava de um evento virtual da Convenção Anual de Banqueiros Independentes do Colorado.

Além disso, a presidente do distrital do Fed em Kansas citou em seu discurso os bancos comunitários, e apontou o papel dessas instituições para dar estabilidade na crise e apoiar a recuperação econômica.

Sobre as políticas monetária e fiscal em resposta a pandemia do novo coronavírus, ela considerou como “extraordinárias”. Cabe destacar que a dirigente não teve direito a voto neste ano nas decisões de política monetária.

Para George, a atuação da autoridade monetária norte-americana nessa crise é “sem precedentes”. Nesse sentido, ela ainda reforçou que o BC depende dos bancos comerciais para canalizar fundos na economia real.

Saiba Mais: Fed: recuperação econômica ‘está longe de concluída’, diz Esther George

Além disso, a dirigente salientou que capital adequado é “crucial” para a segurança e a solidez dos bancos e para o fornecimento de crédito que mantém o sistema financeiro funcionando em períodos de estresse.

Nesse sentido, a mandatária do Fed elogiou o papel “essencial” do setor bancário para apoiar a resposta à pandemia e prover crédito. A executiva considera que os bancos comunitários têm sido indispensáveis na função de manter o acesso a crédito para as pequenas empresas.

Com informação do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião