Fed: retomada total do mercado de trabalho depende de reabertura sustentável

Fed: retomada total do mercado de trabalho depende de reabertura sustentável
Fed: retomada total do mercado de trabalho depende de reabertura sustentável

O Federal Reserve (Fed) divulgou nesta quarta-feira (7) informações referentes à última reunião do Banco Central americano. De acordo com o anúncio, os dirigentes da autoridade monetária avaliaram que no geral, há consenso de que um aumento “substancial” nos postos de trabalho dependerá de uma reabertura “sustentável” dos negócios.

lead suno imagem ilustrativa

Receba as principais notícias do mercado diariamente.

Receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!

Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

lead suno background

Segundo o Fed, a economia dos EUA vem se recuperando da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com o mercado de trabalho americano voltando aos seus valores normais, pontuando que, em agosto, metade dos 22 milhões de postos perdidos em março e abril já haviam sido retomados.

O ganho até agora nos empregos foi maior do que o esperado, entretanto os dirigentes avaliam que há um “longo caminho” até uma restauração completa.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

A reabertura dos negócios irá depender do quão seguras as pessoas se sentirão para “retomar as atividades”, na visão dos participantes. A maioria dos postos retomados até agora foi de empregados temporariamente em lay-off retornando às atividades, o que faz com que o atual nível da recuperação seja difícil, tendo em vista o número de demissões permanentes, indica o Fed.

A visão é de que os trabalhadores com remunerações menores foram afetados “desproporcionalmente” com a pandemia, sendo o apoio fiscal “um estímulo muito importante na situação financeira” dessas pessoas, informaram os dirigentes.

Fed: recuperação econômica ‘está longe de concluída’, diz Esther George

A presidente do Federal Reserve do Kansas, Esther George, destacou que a recuperação da economia “está longe de concluída”. A declaração foi feita no dia 25 de setembro deste ano, enquanto a executiva participava de um evento virtual da Convenção Anual de Banqueiros Independentes do Colorado.

Além disso, a presidente do distrital do Fed em Kansas citou em seu discurso os bancos comunitários, e apontou o papel dessas instituições para dar estabilidade na crise e apoiar a recuperação econômica.

Sobre as políticas monetária e fiscal em resposta a pandemia do novo coronavírus, ela considerou como “extraordinárias”. Cabe destacar que a dirigente não teve direito a voto neste ano nas decisões de política monetária.

Para George, a atuação da autoridade monetária norte-americana nessa crise é “sem precedentes”. Nesse sentido, ela ainda reforçou que o BC depende dos bancos comerciais para canalizar fundos na economia real.

Saiba Mais: Fed: recuperação econômica ‘está longe de concluída’, diz Esther George

Além disso, a dirigente salientou que capital adequado é “crucial” para a segurança e a solidez dos bancos e para o fornecimento de crédito que mantém o sistema financeiro funcionando em períodos de estresse.

Nesse sentido, a mandatária do Fed elogiou o papel “essencial” do setor bancário para apoiar a resposta à pandemia e prover crédito. A executiva considera que os bancos comunitários têm sido indispensáveis na função de manter o acesso a crédito para as pequenas empresas.

Com informação do Estadão Conteúdo

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião