Fed: recuperação econômica ‘está longe de concluída’, diz Esther George

A presidente do Federal Reserve (Fed) do Kansas, Esther George, destacou que a recuperação da economia “está longe de concluída”. A declaração foi feita nessa sexta-feira (25), enquanto a executiva participava de um evento virtual da Convenção Anual de Banqueiros Independentes do Colorado.

Além disso, a presidente do distrital do Fed em Kansas citou em seu discurso os bancos comunitários, e apontou o papel dessas instituições para dar estabilidade na crise e apoiar a recuperação econômica.

Sobre as políticas monetária e fiscal em resposta a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ela considerou como “extraordinárias”. Cabe destacar que a dirigente não teve direito a voto neste ano nas decisões de política monetária.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Para George, a atuação da autoridade monetária norte-americana nessa crise é “sem precedentes”. Nesse sentido, ela ainda reforçou que o BC depende dos bancos comerciais para canalizar fundos na economia real.

Além disso, a dirigente salientou que capital adequado é “crucial” para a segurança e a solidez dos bancos e para o fornecimento de crédito que mantém o sistema financeiro funcionando em períodos de estresse.

Nesse sentido, ela elogiou o papel “essencial” do setor bancário para apoiar a resposta à pandemia e prover crédito. A executiva considera que os bancos comunitários têm sido indispensáveis na função de manter o acesso a crédito para as pequenas empresas.

EUA precisará de mais apoio fiscal para recuperar economia, diz Fed

Por sua vez, o presidente do Fed, Jerome Powell, comentou sobre a retomada econômica na última quarta-feira (23) e destacou que é provável que os EUA irá precisar de mais um pacote de gastos públicos aprovado pelo Congresso, para apoiar a retomada econômica. 

Apesar de acreditar que haverá mais apoio fiscal, o presidente do Fed afirmou: “não vou discutir quando e quanto”. Além disso, ele salientou que “houve progressos nos últimos meses, mas ainda há 16 milhões de pessoas que perderam empregos, ou estão trabalhando em período parcial”.

Com informações do Estadão Conteúdo 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião