Fed: Powell afirma que inflação média abre espaço para cortes de juros

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou, nesta quinta-feira (24), que a adoção da estratégia de inflação média pelo BC norte-americano abre espaço para eventuais cortes da taxa de juros “se a economia virar” no futuro. Powell também disse que a recuperação econômica nos EUA tem acontecido de maneira mais rápida do que o esperado por ele.

Na última edição do simpósio de Jackson Hole, evento de política monetária de grande importância, Powell disse que o Fed adotaria uma estratégia de inflação média. Isso quer dizer que o BC norte-americano deve permitir que a inflação rompa a meta de 2% por um determinado período, como forma de compensar o período em que rodou abaixo disso, como o atual.

“Queremos apenas que a inflação seja de 2% na média, não muito mais que isso”, reiterou nesta quinta o presidente do BC dos EUA. “Por algum tempo, o desafio era a inflação alta. O desafio da atualidade é a pressão desinflacionária”, acrescentou líder do Fed.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Powell afirmou, novamente, que os EUA precisarão de mais apoio fiscal para deixar pra trás a crise provocada pela pandemia de coronavírus. “Inadimplência pode aumentar em um futuro próximo sem mais assistência às famílias”, disse o líder da autoridade monetária norte-americana.

O Legislativo americano vem tentando fazer um acordo com a Casa Branca para aprovar um novo pacote de injeção de liquidez na economia do país. Este entrave se transformou em um grande problema, nos últimos meses, para a retomada econômica no país norte-americano.

Opinião do presidente do Fed sobre o aumento de impostos nos EUA

Jerome Powell e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Munchin, afirmaram também que não concordam com a elevação de impostos no país durante este período de pandemia.

Não, não é uma boa ideia [elevar os impostos no momento]”, disse o secretário do Tesouro. Powell, presidente do Fed, acrescentou à fala de Munchin: “eu concordo, não é uma boa ideia”. O potencial aumento dos impostos nos EUA começou a ser ventilado no governo por causa da complicada situação fiscal do país, que teve de aumentar os gastos nos últimos meses para estimular a economia, que foi atingida pela crise do novo coronavírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Com informações do Estadão Conteúdo

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião