Balanços da semana

Fed diz que PIB dos Estados Unidos irá encolher de 20% a 30%

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou, no último domingo (17), que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos poderá sofrer uma retração de 20% a 30% “facilmente”, neste trimestre. O encolhimento da economia deverá acontecer por conta da crise desencadeada pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

Por conta do fechamento temporário de empresas, devido as medidas impostas para mitigar a propagação do coronavírus, os EUA registraram 30 milhões de desempregados desde março.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

O desemprego no país que possui a maior economia do mundo pode chegar a um pico de 20% a 25%. Este nível não é alcançado desde a década de 1930. Mesmo assim, o presidente do Fed está confiante em conseguir evitar outra depressão nos EUA.


“As cifras que conhecemos este trimestre, que termina em junho, serão muito, muito ruins. Haverá grande diminuição da atividade econômica, um grande aumento do desemprego”, disse Powell em entrevista exibida no programa “60 Minutos”, da “CBS”.

“Penso que a economia vai se recuperar de forma constante durante a segunda metade deste ano”, disse o presidente do Fed, que salientou que, mesmo assim, irá demorar para que o país volte aos níveis de antes da pandemia.

Fed diz que recuperação total da economia depende de vacina

O chairman do Federal Reserve afirmou, também no último domingo, que uma recuperação total da economia dos Estados Unidos depende, principalmente, da volta da confiança da população. Assim, para que isso aconteça, uma vacina contra o coronavírus (Covid-19) deveria ser anunciada.

“Supondo que não haja uma segunda onda do coronavírus, acho que você verá a economia se recuperar de forma constante até o segundo semestre deste ano. Para que a economia se recupere completamente, as pessoas terão que estar totalmente confiantes e talvez tenhamos que aguardar a chegada de uma vacina”, disseo presidente do Fed.

O chairman do Fed também afirmou que uma recuperação gradual da economia dos EUA deverá se estender até o final do ano que vem. “A economia se recuperará. Pode demorar um pouco … Pode estender-se até o final do próximo ano. Realmente não sabemos”, disse Powell em parte de uma entrevista à “CBS”.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião