Fed não considera no momento controle da curva de juros, diz vice-presidente

O vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Richard Clarida, declarou nesta segunda-feira (16), não cogitar a adoção de um controle da curva de juros. Todavia, a medida, que poderia manter o custo de empréstimos baixo para a economia real, segue na “caixa de ferramentas” da instituição, afirmou o dirigente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O dirigente do Fed afirmou em evento do Brookings Institute não estar preocupado com o recente aumento dos retornos dos Treasuries de 10 anos, já que eles permanecem em uma faixa estimulativa, explicou.

“Este é um tempo desafiador para a economia” informou Clarida, usando a expressão do presidente do Fed, Jerome Powell. Diante disso, o dirigente do banco central americano revelou que talvez seja necessário mais apoio das políticas monetária e fiscal para a recuperação da economia dos Estados Unidos diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O vice-presidente falou ainda sobre o programa de relaxamento quantitativo, o qual fará os ajustes necessários aos programas de compra de ativos, disse. Além disso, os dirigentes do Federal Reserve discutiram as mudanças na composição, no ritmo e no ciclo de duração do QE no encontro de novembro, completou.

Em relação às perspectivas de uma vacina contra a covid-19, Clarida afirmou que a chegada de um imunizante cria um cenário econômico muito atraente. “Há uma enorme quantidade de economia acumulada. Por isso, as vacinas podem permitir uma recuperação muito rápida”, concluiu.

Fed: Riscos no curto prazo permanecem, apesar de notícias sobre vacina, diz Powell

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou na última quinta-feira (12) que a possibilidade crescente de uma vacina eficiente contra a covid-19 é uma boa notícia para economia nos próximos meses, no entanto os riscos de curto prazo permanecem. As informações foram divulgadas pela agência “Reuters”.

“Essas são certamente boas e bem-vindas notícias a médio prazo”, afirmou o chairman do Federal Reserve, durante fórum do Banco Central Europeu (BCE), colocando ênfase que o coronavírus continua a espalhar sem controle.

“Do nosso ponto de vista, é muito cedo para avaliar com confiança as implicações das notícias para o caminho da economia, especialmente para o curto prazo”, salientou o presidente do Fed. “Os próximos meses podem ser desafiadores”, conforme o vírus se dissemina, completou.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião