Diretores do Fed planejam manter juros inalterados até 2022

O Banco Central dos Estados Unidos, Federal Reserve (Fed), informou nesta quarta-feira (10) que não contempla alta de juros até 2022. Atualmente, a taxa de juros nos Estados Unidos está entre 0% e 0,25%.

Durante a reunião do Comitê federal de mercado aberto (FOMC, na sigla em inglês), a autoridade monetária também se comprometeu em fornecer mais apoio à economia após a paralisação pelo coronavírus (covid-19).

Os dirigentes explicaram que manterão o ritmo recente de compras de títulos do Tesouro e de letras hipotecárias. “Nos próximos meses, o Federal Reserve (Fed) aumentará sua participação em títulos do Tesouro e hipotecas (mortgages em inglês) pelo menos no ritmo atual para sustentar o bom funcionamento do mercado”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O Banco Central dos EUA comprou mais de US $ 2 trilhões em títulos do Tesouro e de hipotecas desde o início da pandemia. Isso representou um aumento significativo nos ativos da instituição.


O Fed não anunciou outras mudanças após a reunião de quarta-feira. O presidente Jerome Powell deve convocar uma entrevista coletiva virtual no final da tarde.

Fed se compromete a ajudar a economia

“O Fed está fortemente comprometido em usar nossas ferramentas para fazer o que pudermos pelo tempo que for necessário para proporcionar algum alívio e alguma estabilidade, apoiar a recuperação no momento e tentar evitar danos a longo prazo à vida das pessoas através de longos estados de desemprego ou de seus negócios por insolvência desnecessária ”, salientou Powell durante uma videoconferência transmitida no dia 29 de maio.

Veja também: Fed mantém taxa de juros entre 0% e 0,25%

O Fed reduziu as taxas de juros para quase zero em março, em meio à pandemia global de coronavírus. Adicionalmente, a autoridade monetária implementou uma série de programas de empréstimos a empresas, cidades e estados.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião