Fed: Kaplan projeta que PIB dos EUA terá contração de 3% nesse ano

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Dallas, Robert Kaplan, projetou, nessa terça-feira (29) que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos terá um resumo de aproximadamente 3% nesse ano, ao passo que 2021 deve ter uma expansão de 3,5%.

Em relação a taxa de desemprego, o presidente da distrital de Dallas do Fed prevê que o indicador termine 2020 próximo a 7,5%, enquanto ao final de 2021 deva estar em 5,7%. A inflação anual pelo PCE, por sua vez, deve encerrar 2020 em 1,6%, de acordo com ensaio publicado no site do banco central americano.

Além disso, Kaplan considera que após a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o mundo será muito diferente, de forma imprevisível. Nesse sentido, o executivo avalia que a autoridade monetária precisará ter flexibilidade para realizar julgamentos sobre a economia nas próximas reuniões.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Kaplan ainda destacou que está cético em relação aos benefícios de uma orientação futura aprimorada no momento, “porque as taxas de juros já estão historicamente baixas e, mesmo antes desta reunião de setembro, as expectativas do mercado eram de que permanecessem baixas nos próximos anos”, afirmou.

Presidente do Fed defende a implementação de mais apoio fiscal

O dirigente ainda reforçou sua defesa à necessidade de implementação de mais apoio fiscal no País. Segundo ele, um novo pacote seria importante para apoiar desempregados e fornecer assistência a governos locais e estaduais.

“A falta de alívio fiscal adicional criaria um risco negativo para minha previsão econômica para 2020 e 2021”, afirmou o dirigente.

Sobre o ritmo da recuperação, o documento sinalizou que dependerá da capacidade do País em controlar a Covid-19. Dessa maneira, o executivo destacou o uso de máscaras, o distanciamento social e o cumprimento de normas sanitárias, além da ampliação do volume de testes.

Ele considera que essas medidas “provavelmente serão vitais até que possamos imunizar com segurança a maior parte da população”. Ele ainda comentou que espera que uma vacina eficaz seja aprovada já nos próximos meses.

Além disso, Kaplan afirmou que o Fed fará tudo o que for possível para apoiar os EUA a superarem a crise atual. o dirigente ainda apontou que acredita que ” é necessário manter o foco em fazer mais para ajudar as pequenas e médias empresas a terem acesso ao capital”.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião