Fed deve manter taxa de juros, apesar de exigências de Trump

O Banco Central dos Estados Unidos (Fed) terminará nesta quarta-feira (19) a reunião de política monetária. A expectativa do mercado é que seja mantida a taxa de juros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O Federal Reserve está sendo pressionado pelo governo dos EUA e por investidores em cortar os juros. Entretanto, em sua decisão, o Fed deverá considerar os dados recentes de criação de vagas de trabalho.

Saiba mais: Fed diz que guerra comercial preocupa empresários 

O BC norte-americano deverá manter em consideração os números mais fracos do que o previsto e a inflação baixa. Dois pontos que podem fazer com que o Fed retire de seu comunicado final sobre a política monetária a promessa de ter paciência antes de alterar os juros. Sendo assim, a instituição monetária central poderá abrir caminho para uma possível redução no futuro. 

Mercado de olho no anúncio

O anúncio do Banco Central norte-americano será feito por volta das 15h no horário de Brasília. O mercado avaliará o nível de preocupação levantado em torno de novos riscos econômicos e a linguagem utilizada pelo presidente Jerome Powell durante sua entrevista pós-reunião.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os investidores e o governo dos EUA buscarão um sinal sobre se as autoridades poderão atuar nos próximos meses ou se o corte ocorrerá no longo prazo. 

Saiba mais: Fed mantém taxa de juros e bolsas dos Estados Unidos têm queda 

O Fed fixa atualmente a taxa de juros em uma banda entre 2,25% a 2,50%. Os investidores acreditam que ainda ocorrerão dois cortes ao longo deste ano. Caso as taxas diminuam nos EUA, isso poderá significar um incentivo para a entrada de novos investimentos no Brasil. Além disso, a economia dos Estados Unidos poderia também ser reaquecida.

Guerra comercial entre as preocupações

Além da inflação e da criação de empregos, o Fed avalia também os impactos da guerra comercial entre EUA e China para decidir sobre as taxas de juros.

No começo de junho, a instituição salientou que empresas dos Estados Unidos temem que as tensões internacionais possam prejudicar os negócios.

Além disso, o Fed informou que as suas pesquisas com o empresariado sobre o crescimento da atividade econômica indicaram uma ligeira melhora no cenário norte-americano para o período que compreende abril e maio. Já para o Fed, o momento foi classificado como “modesto”.

Saiba mais: Com sinalização de corte nos juros, Bolsas dos EUA têm maiores altas desde janeiro

O “Livro Bege” do Fed é uma compilação de avaliações sobre a situação econômica dos Estados Unidos. No documento, constam inúmeros casos de negócios citando preocupações com a guerra comercial do governo de Donald Trump com a China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“Contatos na indústria de pacotes ondulados reportaram lento crescimento atribuído à atual disputa comercial com a China“, disse o Fed no relatório.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião