Fed: “Há grande trabalho a fazer antes de decisão sobre moedas digitais”, diz Powell

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta segunda-feira (19), em evento do Fundo Monetário Internacional (FMI), que o banco central americano estuda os riscos e benefícios de uma eventual moeda digital emitida pelo Fed. Segundo o mandatário, é importante que as implicações internacionais sejam pesadas na avaliação. “Temos um grande trabalho a ser feito antes de tomar uma decisão. Qualquer passo em direção às moedas digitais será tomado de maneira cautelosa”, disse Powell. “Colaboração sobre o tema com outros BCs continua vital”, acrescentou.

O presidente do Fed declarou que o principal foco é ter certeza de que o “dólar digital” possa melhorar a efetividade e segurança do sistema de pagamentos. “Achamos importante que a CBDC (moeda digital de banco central, na sigla em inglês) sirva como um complemento, e não um substituto do dinheiro físico”, pontuou.

Além disso, Powell ressaltou que apesar de ser “dever” do país estar sempre na vanguarda de inovações tecnológicas, é mais importante que o Fed insira uma moeda digital no mercado da forma correta. “É uma dessas questões que os EUA deve acertar, e não ser o primeiro”, finalizou.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

EUA: nosso trabalho deve ir além do mundo dos BCs, diz Fed

O presidente da distrital de Nova York do Federal Reserve, John Williams, declarou no dia 1 de outubro que o trabalho da autoridade monetária deve ser ampliado para “além do mundo dos bancos centrais”, principalmente  diante do desenvolvimento da tecnologia que vem ocorrendo atualmente.

Saiba Mais: EUA: nosso trabalho deve ir além do mundo dos BCs, diz Fed

“Se mantivermos nosso foco muito estreito, vamos perder oportunidades que a inovação pode nos oferecer. Neste ano, o Fed de Nova York se tornou parceiro estratégico do Bank of International Settlements Innovation Hub“, disse Williams, para exemplificar a aproximação de bancos centrais com outras instituições.

O discurso breve ocorreu através de um vídeo gravado e disponibilizado na abertura do evento “Conferência do Fed sobre fintechs“.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião