Fed: EUA corre risco de enfrentar nova recessão sem apoio fiscal

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Charles Evans, afirmou nesta terça-feira (22) que a economia dos Estados Unidos corre o risco de enfrentar uma recuperação mais longa e lenta, com o perigo maior de um nova recessão, caso o Congresso americano não aprove um pacote fiscal.

Em reunião online do Official Monetary and Financial Institutions Forum, o diretor da unidade distrital do banco central dos Estados Unidos colocou o apoio fiscal como “fundamental”. Sem a medida, “acho que a dinâmica da recessão realmente vai entrar em ação de uma forma muito maior”, afirmou o presidente do Fed de Chicago.

Evans informou que projeta que a taxa de desemprego do país deve cair 5,5% até o final do ano que vem contempla não apenas uma vacina para a covid-19, mas também um pacote fiscal de pelo menos US$ 500 bilhões ou US$ 1 trilhão.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na semana passada, o BC dos Estados Unidos prometeu mirar uma inflação pouco acima de 2% por um determinado período, de forma que a média seja de 2% no longo prazo. Para isso, o Fed disse que deixaria a taxa de juros em seu patamar atual, entre 0% e 0,25%, até chegar a esse “overshoot”.

Ações caem após anúncio do Fed

Os investidores, no entanto, ficaram desapontados por entenderem que a autoridade monetária norte-americana não reforçou sua promessa de compras adicionais de títulos e derrubaram as ações em Nova York depois do comunicado.

Evans não descartou nesta terça-feira mais medidas de quantitative easing (QE), porém esclareceu que não via isso como iminente. “O julgamento tem de ser o que estamos procurando em termos de reduções adicionais nos prêmios a termo ou efeitos de equilíbrio do portfólio se formos nos envolver em mais compras de ativos”, afirmou Evans.

O diretor do Fed de Chicago ainda saliento que, atualmente, as maiores incertezas incluem a política fiscal; o controle do novo coronavírus; se a demanda agregada vai superar os obstáculos; e se a economia conseguirá prosperar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião