Grana na conta

Fed pode esperar até junho para alterar taxa de juros

Membro do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) afirmou na última terça-feira (5) que o banco não deve alterar os juros até junho.

Isso porque o Fed aponta que mesmo havendo alguns riscos para a economia norte-americana, a inflação segue fraca.

“Pode levar várias reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto para que as autoridades do Fed tenham uma leitura mais clara sobre se os riscos estão se tornando realidade – e quanto a economia vai desacelerar em comparação com o ano passado”, disse o presidente do Federal Reserve Bank de Boston, Eric Rosengren.

Dessa forma, o prazo mostra que as próximas reuniões do Fed, marcadas para o meio de março e final de abril, serão cedo para que haja mudanças na política monetária do país. No entanto, a reunião seguinte acontece em meados de junho.

Atualmente, o Fed mantém as taxas de juros no intervalo de 2,25% a 2,50%.

Saiba mais: Ranking de bilionários da Forbes conta com mais brasileiros em 2019

Saiba mais: Carlos Ghosn deixa prisão sob fiança de R$ 33,8 milhões

Postura “paciente”

A nova postura adotada pelo Federal Reserve foi uma forte mudança para o banco que realizava alertas em relação ao superaquecimento da economia sem que houvesse aumentos de juros.

De acordo com Resegren, as fracas pressões da inflação e as mudanças nos mercados que aconteceram no final do ano passado fizeram com que não houvesse tanta cautela em relação a economia.

O banco central norte-americano adotou a nova postura mais paciente desde janeiro deste ano. Entretanto, a grande questão está relacionada a quanto tempo a “paciência” no banco vai durar em relação a elevação dos juros.

De acordo com o presidente do Fed de Dallas, Robert Kaplan, a postura do banco vai durar “meses, semanas”. Além disso, o presidente, que foi contra a alta de juros por mais um ano, afirmou que vai fazer sua parte para não “estragar e elevar os juros de forma desnecessária que possa acabar com a expansão”.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião