Fed: Apesar de melhora, economia dos EUA passa por incertezas

Embora a economia dos Estados Unidos tenha apresentado uma “melhora acentuada” nos últimos meses, após o período de maior intensidade dos impactos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, disse que o caminho à frente ainda mostra-se incerto. A declaração foi dada nesta terça-feira (22), no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados norte-americana.

Powell disse que o país ainda está longe do patamar em que estava antes da crise e que “o caminho à frente continua sendo altamente incerto”, embora tenha destacado a recuperação nos empregos e gastos familiares. Para o presidente do Fed, a atividade econômica tenderá a voltar ao normal somente quando as pessoas estiverem mais confiantes.

“É provável que ocorra uma recuperação total apenas quando as pessoas ficarem confiantes de que é seguro voltar a se engajar em uma ampla gama de atividades” com o coronavírus sob controle, pontuou.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Até que isso acontença, Powell afirmou que o Fed continua “comprometido em usar nossas ferramentas para fazer o que pudermos, pelo tempo que for necessário, para garantir que a recuperação seja a mais forte possível e limitar os danos duradouros à economia“.

No segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 32,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. A taxa de desemprego, por sua vez, era de 10,2% em julho e caiu para 8,4% em agosto.

Fed será questionado sobre pacote de estímulos à economia

O evento no Congresso, que durará três dias, também contará com a presença de Steven Mnuchin, secretário do Tesouro. Powell será questionado sobre a resposta da autoridade monetária do país frente à pandemia e sua implementação da lei de Cares, um auxílio de US$ 2,3 trilhões no combate ao coronavírus.

Esse pacote, aprovado no fim de março, foi a principal forma de combate do governo de Donald Trump frente à crise. O mecanismo autorizou o Tesouro a financiar uma série de programas de empréstimo e crédito do Fed.

Segundo analistas, o presidente do Fed pode receber críticas de parlamentares do comitê — controlado pelo Partido Democrata –, preocupados com o uso ilimitado de programas voltados a colaborar com pequenas empresas, ao passo que o Fed fez com que o mercado de capitais apresentasse uma robusta recuperação, ajudando investidores a retomarem seus ganhos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião